Harmonização

10 dicas rápidas de como harmonizar vinho

Saber como Harmonizar Vinhos é uma arte que pode ser aprendida por qualquer um que aprecie a bebida! Portanto, não é necessário sem um especialista no tema, mas é preciso seguir algumas regrinhas de ouro para não fazer feio na hora de reunir os amigos para aquele jantar bacana. Quer saber mais? A gente preparou algumas dicas fáceis de aplicar no dia a dia! Acompanhe!

Como harmonizar vinho Pinot Noir

Se você é um amante de tintos de corpo mais leve, esse é o ideal! O Pinot Noir possui a combinação perfeita de aromas de frutas frescas (morango, framboesa, amor) com flores (violeta, rosa). Além disso, seu sabor é fresco, delicado e elegante. Harmoniza perfeitamente risoto de funghi e trufas.

Como harmonizar vinho Chardonnay

Considerada a melhor das uvas brancas, essa safra pode gerar desde vinhos quentes e encorpados, até leves e secos. Por ser versátil, não tem características comuns. Brancos, sedosos e amanteigados, ficam deliciosos com peixes, tais como salmão, ou molhos feitos com manteiga.  #odiferentão

vinho branco chardonnay

Como harmonizar vinho Cabernet Sauvignon

Uva mais emblemática do mundo. O aroma pode variar conforme a região produzida, contudo o mais característico é o de frutas escuras (ameixa preta, cereja). Também traz um ingrediente especial, e pouco previsível: a pimenta. Com acidez elevada, é perfeito com bifes grossos e molho de ervas frescas.

Como harmonizar vinho Sauvignon Blanc

No Sauvignon Blanc, a acidez é a chave mestra, em conjunto com o sabor frutado bastante concentrado. Em geral, a casta produz bebidas secas, elegantes e frescas, além de apresentar aroma com notas herbáceas. Cai muito bem com escalopes de peixes, por sua elegância, ou frutos do mar. Se quer impressionar, opte pelo Sauvignon Blanc, pois é altamente sofisticado!

Como harmonizar vinho Rosé

Vem ganhado o paladar de vários consumidores, já que é uma mistura do método de produção do tinto e do branco. E é isto que garante à bebida, a leveza, o frescor e o toque frutado do branco e, ao mesmo tempo, a estrutura e adstringência do tinto. Para acompanhar, nada melhor do que uma pizza de quatro queijos! #oqueridinhodomomento 

Como harmonizar vinho Pinot Grigio

Conhece? Se a resposta for não, calma! O Pinot Grigio é incomum no Brasil, mas se trata de um vinho leve e descompromissado. Combina com um prato muito apreciado pelos brasileiros – o sushi! #boraexperimentar

Como harmonizar vinho Malbec

Amado pelos brasileiros, está entre os mais consumidos no país, e isto se justifica. Possui uma cor púrpura intensa, e aroma de frutas vermelhas junto com um toque floral. Tem sabor prolongado e suavemente adocicado, proporcionado pelas frutas maduras. Quer saber a melhor opção de prato para acompanhá-lo? Cortes de frangos e molho barbecue!

Como harmonizar Espumantes Moscatel

O famoso queridinho das festas de final de ano. Leve e fresco, é ótima opção para quem quer ingressar no universo da enologia. Possui alto teor de açúcar e intenso aroma frutado. Boa opção para acompanhar essa doçura é a salada de fruta, combinando os sabores doces com cítricos!

Como harmonizar vinho Syrah

A Syrah é uva tinta de intensa cor vermelha, seus vinhos são sempre profundos e escuros. Os aromas e os sabores variam de acordo com a região em que é produzido, mas, em geral, tem toque de frutas maduras como cereja, ameixa e amora. Para acompanhar, escolha um bom hambúrguer temperado.

Como harmonizar vinho Merlot

Com aromas inconfundíveis de framboesa, cereja negra e frutas caramelizadas. Geralmente, apresentam cores muito vibrantes, sabores ricos, acidez média e um corpo bom. Filet ao molho madeira é o casamento perfeito para a suavidade e elegância que esse vinho traz.

São muitas opções maravilhosas para escolher uma só, certo? Mas não esqueça de deixar um comentário e compartilhar conosco qual foi a sua opção favorita!

Tags
Mostre mais

Fernando Kobaia

26 anos, Empreendedor digital, escoteiro, escritor, especialista em segurança da informação, entusiasta de novas tecnologias e amante de vinhos.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *