Uvas
Chardonnay: que uva é essa?
Chardonnay que uva é essa de maior reconhecimento no mundo todo? Com relevância comparada à da Cabernet Sauvignon, ela é a rainha dos brancos. Oriunda da tradicional região de Borgonha, na França, produz uma das bebidas mais elegantes e imponentes do planeta: a champagne. Sabia mais sobre neste artigo. Continue acompanhando!
Chardonnay: que uva é essa?
Origem
Pertencente à família das Vitis viníferas, sua casta é originária de Borgonha, famosa região vinicultora na França. Também conhecida como aubaine, beaunois, melon blanc e pinot chardonnay, é fruto do cruzamento natural entre a Pinot Noir e a casta Gouais Blanc. Seu nome é uma referência ao vilarejo próximo de Uchizy, onde foi cultivada desde o século XVI.
Características
Mais famosa uva entre as brancas, pode adquirir diferentes características, conforme a região onde é cultivada e vinificada. É encontrada em praticamente em todo o mundo, já que é bem adaptável às diversidades climáticas e geográficas. Em função disso, é vista nos 4 cantos do planeta, com destaque para França (por razões óbvias), Califórnia, África do Sul, Austrália, Chile, Nova Zelândia e Brasil.
Versátil – já que absorve o terroir local, apresenta aromas que vão do frutado ao cítrico, do floral ao amanteigado, chegando até mesmo ao amadeirado, a depender de onde se der o plantio.
Produz uma diversidade de vinhos brancos, assim como espumantes. Mas costuma ser lembrada mesmo no que tange à elaboração da maravilhosa champagne.
Curiosidade: o quinto melhor espumante do mundo, de acordo com a Associação Mundial de Escritores e Jornalistas de Vinhos e Destilados, em 2017, é brasileiro! Estamos falando do Moscatel, da Casa Perini, elaborado na Serra Gaúcha. O rótulo custa em média R$ 40,00.
Vinho Chardonnay
Demonstram os mais variados estilos: podem ser leves e neutros, ou mais encorpados e longevos. Podem ser espumantes ou vinhos de sobremesa.
Que tal experimentar o espumante Moscatel, da Casa Perini, e depois compartilhar a experiência com a gente?
Um grande abraço, e tim-tim pra você!
Na segunda linha do post está “ela é a rainha dos tintos”. Quer dizer dos brancos. Xará também tenho um blog de vinhos: Barris de Carvalho Cultura relacionada ao vinho. Um abraço.
Obrigado pela correção Fernando!