Receitas
Como fazer molho madeira com vinho tinto
Que cozinhar é uma arte, todo mundo sabe. Agora, o que muitos não sabem é como usar vinho na preparação de um dos molhos mais tradicionais da culinária: o madeira. Feito tradicionalmente com champignon e vinho madeira, sua preparação demanda alguns cuidados especiais. Aprenda como fazer molho madeira com vinho tinto. Vamos lá?
Primeiro Passo fazer molho madeira com vinho tinto.
O primeiro passo para fazer molho madeira com vinho tinto é preparar a base dele, ou seja, o rôti. Este é um dos molhos mais antigos usados na gastronomia, normalmente obtido a partir de gordura dos ossos de algumas carnes.
A versão mais simples é feita com ingredientes bem básicos:
- Azeite
- 1 quilo de carne de sua preferência;
- 1 cenoura picada;
- 1 salsão e salsinha, ambos também picados;
- Cebola ralada;
- 2 dentes de alho amassados;
- Outros temperos tradicionais como sal a gosto, pimenta-do-reino também a gosto, 1 folha de louro, um pouco de tomilho.
Atenção: algumas pessoas dispensam a carne e optam pelo tablete de caldo de carne mesmo, mas vale lembrar que o resultado não será o mesmo.
Tudo organizado, refogamos a carne e, em seguida, acrescentamos todos os demais ingredientes. Incluímos um litro e meio de água (já em fervura), tampamos e aguardamos, ao menos, duas horas. Sim, tem de ter paciência!
Mas o resultado vale. Depois, basta retirar do fogo, esperar que esfrie, coar e reservar.
Dica: podemos aproveitar a carne utilizada para fazer o rôti e desfiar para o preparo de carne maluca com vinho, fica uma delícia!
Segundo Passo
Já o segundo passo é a preparação propriamente dita do molho madeira. Para este serão necessários ingredientes também conhecidos como básicos:
- 2 colheres de manteiga;
- 200 gramas de farinha de trigo peneirada;
- 140 ml de vinho tinto madeira;
- 70 ml de tinto seco;
- Champignon;
- E o caldo que foi reservado.
Em panela preferencialmente grossa, derreta a manteiga e acrescente a farinha de trigo. Mexa rapidamente. Você vai obter uma pastinha que vai ficando dourada. Reserve.
Em outra panela coloque aos poucos o caldo que estava reservado, e acrescente a ele a misturinha de manteiga e de farinha de trigo (na culinária francesa, essa pastinha é chamada de roux). Mexa bem. Em seguida, acrescente os vinhos, abaixe o fogo, tampe a panela.
Esse “caldão” vai reduzindo e engrossando, simultaneamente. Quando estiver com a textura já conhecida do molho madeira, desligue e acrescente o champignon fatiado.
Algumas pessoas também gostam de acrescentar salsinha bem picadinha.
Sirva quente, sobre uma carne vermelha assada, grelhada ou cozida. Harmoniza muito bem com tinto seco.
Aproveite e coloque esta receita em prática. Depois conte pra gente o resultado.
Um grande abraço, e tim-tim pra você!
1 thought on “Como fazer molho madeira com vinho tinto”