Sobre

Caminhos e vinhos – um site para conhecer, entender e amar vinhos

Olá, tudo bem com você? Bem, somos Cris Oliveira e Fernando Kobaia, os fundadores do site Caminhos e Vinhos.

Estou aqui hoje para contar um pouquinho da história e dos objetivos deste espaço. O site Caminhos e Vinhos.com é um projeto bem antigo, na verdade. Eu, Cris Oliveira, conheci o Kobaia há cerca de 12 anos, quando deu aulas de língua portuguesa para ele. Sim, fui professora do camarada! Na época, ele mantinha um Blog sobre poesia (DPNE – dois poetas na escola), premiadíssimo, inclusive. Trocávamos muitas figurinhas sobre poesia (assim como ele, também sou poeta), literatura, filosofia, assuntos sobre a vida.

O ano letivo acabou, mas como tínhamos uma empatia forte, a relação aluno/professora resultou em uma profunda amizade, admiração e respeito mútuo. Não perdemos contato e, graças à internet (que quebrou todas as distâncias) sempre nos falávamos por e-mail, mensagens e afins. Pude, portanto, acompanhar a trajetória do garoto que era brilhante e, ele, por sua vez, a minha (não cheguei a abandonar a docência, mas enveredei por outros universos).

 Como nasceu o Caminhos e Vinhos

Nossas vidas tiveram muitas mudanças ao longo desse tempo, mas sempre mantivemos o desejo de trabalharmos juntos em algum projeto que envolvesse empreendedorismo digital – sim, sou amante de tecnologia, e me especializei em Designer Instrucional e Produção de Conteúdo para Meios Digitais, e passei a escrever profissionalmente. E ele, que arrasa em assuntos de tecnologia (seguiu carreira de TI, continuou blogueiro, aprofundou-se no escotismo) de repente, largou tudo na cidade grande e foi viver em uma cidade pacata para estar perto de seu grande amor. Achei o máximo e vi, em sua mudança de vida, a oportunidade de, finalmente, por em prática um sonho: desenvolvermos um site sobre outra paixão em comum: vinhos!

Trocamos ideias, pesquisamos bastante, dividimos conhecimentos e fomos, aos poucos, desenhando o que viria a ser o Caminhos e Vinhos. A primeira questão que levantamos foi, justamente, em relação aos conteúdos que costumamos encontrar na internet sobre o tema. Ou na maioria são voltados para quem já entende do assunto, ou se apresentam muito repetitivos e pouco funcionais. Assim, priorizamos a criação de artigos que possam enriquecer o conhecimento dos mais entendidos, como trazer esclarecimento aos que ainda estão começando a enveredar nesse maravilhoso universo.

caminhos e vinhos

O que as pessoas desejam aprender sobre vinhos?

Descobrimos que a maioria das pessoas querem entender o básico, para não cometer gafes ou mesmo para consumir vinhos com mais entendimento sobre a bebida. Vimos que as pessoas desejam aprender sobre a bebida, cuja história se confunde em muitos momentos com a própria história da humanidade, entender como fazer as escolhas certas, para os momentos certos, e por aí vai.

Acreditamos que qualquer um que seja apaixonado por vinho pode sim se tornar mais do que um apreciador. É por essa razão que vamos dividir todo o nosso conhecimento (ou aprendizado) sobre vinhos com vocês, nossos queridos leitores e seguidores.

Agora, você deve estar se perguntando: o que vai definir as publicações aqui? Nós respondemos!

Os nossos artigos são apoiados em:

  • pesquisas extensas online bem filtradas, outras respaldadas em livros, revistas nacionais e internacionais especializadas no tema;
  • conhecimento adquirido em cursos e visitas a vinícolas;
  • troca de experiências e informações e/ou degustações orientadas por especialistas em vinhos;
  • além de muita experimentação, já que, afinal de contas, aprende-se também sobre vinhos, bebendo vinhos, não é verdade?

Agora, o melhor: tudo isso servido em uma linguagem de fácil entendimento, de maneira despojada, alegre e jovial, sem o uso corrente de termos técnicos que não ajudam muito a ingressar no maravilhoso universo de vinhos e vinícolas.

Nossa trajetória no universo dos vinhos

Nossa trajetória no universo dos vinhos começou por curiosidade, por adorarmos vinhos. Somos muito autodidatas, mas também alunos dedicados. Dito isso, acreditamos que você também pode iniciar a sua trajetória no universo dessa bebida que encanta o homem há milênios.

Vamos, então, nessa jornada?

Agora, basta que você também inicie a sua jornada no mundo dos vinhos! Teremos o maior prazer em auxiliá-lo para que conheça os princípios básicos que regem o universo de vinhos e vinícolas. Convidamos você a se juntar ao site Caminhos e Vinhos e aos outros muitos leitores nessa jornada de conhecimento e de aprendizado sobre vinhos!

Inscreva-se e receba gratuitamente em seu e-mail nossas publicações e fique por dentro de todas as novidades do Caminhos e Vinhos.

Um grande abraço nosso e tim-tim pra você!
Cris Oliveira e Fernando Kobaia