Tipos de vinhos

Tudo sobre Lambrusco di Sorbara

Em post recente, o que é Lambrusco, tratamos sobre o vinho que caiu nas graças das pessoas, especialmente dos brasileiros a partir dos anos de 1970. Hoje, vamos falar tudo sobre Lambrusco di Sorbara, uma das classificações desse frisante italiano que tem muita história para contar. Vamos lá?

Lambrusco di SorbaraLambrusco di Sorbara

Lambrusco di Sorbara é um vinho frisante, ou seja, o gás presente nele é produto da fermentação natural da uva. Ele recebe essa nomenclatura porque a cepa a partir da qual se produz a bebida é cultivada em cidade próxima à região de Sorbara, (a cerca de 17 km de Modena, Itália). De estilo jovem e de consumo rápido, apresenta baixo teor de açúcar, destacando-se pela leveza, acidez pronunciada, e aroma de frutas vermelhas como cereja e morango.

Preço

De custo baixo – o preço de uma garrafa de 750ml sai em média por R$ 30,00 -, não sofre envelhecimento em barris de carvalho. Em virtude do frescor, a degustação é ideal para os dias quentes.

Harmonização

Harmonização se dá maravilhosamente com pratos à base carne de porco, risotos, além de arrasarem com massas e molhos, em particular o tradicional bolonhesa. Outro prato com que cai de maneira divina é salada de frutas.

Harmonização do Lambrusco di Sorbara vai das massas frescas à salada de fruta.
Harmonização do Lambrusco di Sorbara vai das massas frescas à salada de fruta.

Temperatura, taça e teor

Ideal degustar Lambrusco di Sorbara à temperatura de 7°C. Assim, todas as características dessa bebida poderão ser apreciadas de maneira intensa.

Também fique atento na hora de escolher a taça corretamente. Como se trata de um frisante, para aproveitar melhor o perlage da bebida, use o modelo mais alongado, tipo flauta, com a haste mais fina e pronunciada.

Em geral, o teor alcóolico dos Lambruscos fica na casa dos 7 aos 8,5%.

 Armazenamento

O armazenamento do rótulo deve ser de no máximo 2 anos, em ambiente fresco, com controle de temperatura e de umidade, e livre do contato com a luz.

Escolha

Escolha sempre um Lambrusco di Sorbara D.O.C. (Denominazione di Origine), que pode ser Controllata ou Protetta. Isto porque são esses exemplares os de qualidade mais elevada.

Última dica

Como última dica, fuja dos brancos, pois o custo é o mesmo que o dos tintos, mas são bem inferiores.

Bem, que você já sabe tudo sobre Lambrusco di Sorbara, aproveite-o para degustá-lo com seus pratos preferidos. Como se trata de um vinho de custo relativamente baixo, dá até para armazenar algumas garrafas em casa, não é verdade?


Continue acompanhando nossas postagens e conheça cada vez mais sobre o universo da enologia e as dicas sobre! Inscreva-se no caminhosevinhos.com para receber as novidades diretamente em seu e-mail, gratuitamente. Participe também do nosso Clube do Vinho, em nossa fanpage.  Será um prazer tê-lo sempre conosco.

 

Um grande abraço, e tim-tim pra você!

Tags
Mostre mais

Cris Oliveira

Cris Oliveira, Empreendedora Digital, Entusiasta da Enologia, Especialista em Língua Portuguesa, Blogueira.

1 thought on “Tudo sobre Lambrusco di Sorbara”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *