Tipos de vinhos

Entenda a diferença entre vinho fino e vinho de mesa

Para os amantes de vinhos, é fundamental que se entenda a diferença entre vinho fino e vinho de mesa, pois isso evita que erros primários sejam cometidos na hora da escolha da garrafa.

Entenda a diferença entre vinho fino e vinho de mesa

Vinho fino

 

Vinho fino é produzido com uvas Vitis Viníferas.

Vinho fino é produzido com uvas Vitis Viníferas.

Para entender a diferença entre vinho fino e vinho de mesa temos que ter o mínimo de conhecimento sobre a

planta produtora da uva. Para começar, vamos recordar que a videira – planta que dá origem à uva – pertence ao gênero Vitis que tem mais de 40 espécies e dentre as quais está a Vitis vinífera. Esta, por sua vez, apresenta mais de 5 mil subespécies.

Neste grupo, encontram-se algumas das mais famosas uvas como a Chardonnay, Cabernet Sauvignon, Merlot. Todas com propriedades elevadas, elas as bases da produção de vinho fino. Em outras palavras são uvas que dão origem a uma bebida de alta qualidade.

Vinho de mesa

Por outro lado, existem também uvas de outras espécies, como as Vitis labrusca, Vitis rupestris, Vitis riparia e Vitis bourquina. Estas são conhecidas como de mesa ou americanas. Elas são mais adequadas para o consumo direto e para produção de sucos e de uvas passas. Embora sejam utilizadas também para elaboração da bebida, são de qualidade inferior quando comparada às Vitis viníferas.

 

Vinhos de mesa são produzidos a partir de uvas americanas.
Vinhos de mesa são produzidos a partir de uvas americanas.

Vinho fino de mesa

Aqui mora o perigo na hora do entendimento. Vinho fino de mesa é aquele que é tolamente produzido com uvas oriundas da Vitis vinífera, mesmo havendo a presença da palavra “mesa”, no rótulo.  Bebidas de menor qualidade são somente as produzidas com as uvas americanas. Portanto, fique bem atento!

Entenda as informações dos rótulos

Assim, entender as informações dos rótulos, portanto, é essencial para não errar na hora da compra. Quando o rótulo nos informa que aquela garrafa é um vinho fino, ele nos diz que aquele líquido é de alta qualidade, em virtude de ter se originado da Vitis vinífera. Se temos “vinho de mesa”, há uma bebida de menor qualidade, por ter sido feita com uvas americanas.

 Por que entender as diferenças

Entender as diferenças é importante para fazer a distinção entre as bebidas. Basicamente, o vinho de mesa, ou seja, feito com uvas americanas é produzido em poucos países – por questões econômicas e culturais – e um deles é o Brasil.

As cepas da Vitis vinífera tiveram dificuldades de cultivo em solo brasileiro, o que ocasionou a prevalência de outras espécies tais como a branca Niágara, a Concord e a Isabel.

Características distintas

As características entre os dois tipos de vinhos são bem acentuadas. O fino de mesa possui aroma e paladar rústicos, preço baixo – traços que agradam muito ao brasileiro. Por sua vez, os vinhos finos são mais límpidos, brilhantes, com aromas frutados, notas florais, além de apresentarem diferentes percepções, tanto no que se refere ao olfato quanto ao paladar.

Agora, você deve estar se perguntando se o vinho fino é melhor e mais adequado ao consumo do que o de mesa. Nem um, nem outro. Aos olhos dos mais exigentes, degustar um vinho de mesa pode ser algo até agressivo, mas em verdade o que vale é o gosto pessoal e a abertura para experimentar bebidas produzidas a partir de uvas diferentes e das mais variadas qualidades.

Agora, já sabemos que um vinho fino do tipo Chardonnay, Merlot ou Cabernet Sauvignon, possui traços mais refinados e que não encontrados em um de mesa, produzido com uvas Isabel, branca Niágara e Concord. Leia o rótulo com cuidado para que não tenha surpresas desagradáveis na hora da degustação.


Continue acompanhando nossas postagens e conheça cada vez mais sobre o universo da enologia e as dicas sobre! Inscreva-se no caminhosevinhos.com para receber as novidades diretamente em seu e-mail, gratuitamente. Participe também do nosso Clube do Vinho, em nossa fanpage.  Será um prazer tê-lo sempre conosco.

 

Um grande abraço, e tim-tim pra você!

Tags
Mostre mais

Cris Oliveira

Cris Oliveira, Empreendedora Digital, Entusiasta da Enologia, Especialista em Língua Portuguesa, Blogueira.

1 thought on “Entenda a diferença entre vinho fino e vinho de mesa”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *