Sobre Vinhos

Conheça diferenças entre frisantes, espumantes e champagnes

Os principiantes no universo da enologia geralmente caem no erro de classificar todos os vinhos que geram borbulham em espumantes. Mas não é bem assim. Cada vinho recebe a denominação de acordo com as suas características. Por isso, é importante que se Diferenças entre frisantes, espumantes e champagnes. Vamos lá?

Conheça diferenças entre frisantes, espumantes e champagnes

O que é frisante

O frisante é um tipo de vinho que possui pouco gás carbônico em sua composição, sendo que este é oriundo da fermentação natural da uva, que acontece uma única vez, durante a produção da bebida. Também não apresenta espuma, pode ser branco, rosé ou tinto (este sem sombra de dúvida, o melhor). O mais popular é o Lambrusco italiano. Harmoniza bem com pratos à base de carne suína, massas frescas e molhos vermelhos.

Frisantes são produzidos na Itália.
Frisantes são produzidos na Itália.

O que é espumante

Casa Salvador Moscatel Salvattore Espumante
Espumantes são produzidos no mundo todo.

O espumante nasce da fermentação natural da uva apropriada para a produção de vinhos finos, sem haver acréscimo de gás carbônico em sua composição. É produzido em quase todas as regiões vinícolas do mundo, embora tenha se originado na França, onde houve a criação e desenvolvimento de métodos para a elaboração da bebida. Harmoniza bem com todos os tipos de pratos à base de peixe.

Semelhanças entre os dois

Ambos são vinhos fermentados, como já citamos anteriormente, conservam-se com o próprio gás obtido da fermentação.

Tipos de espumantes

Os espumantes são classificados de acordo com os tipos de uvas com as quais são produzidos. Assim, podemos encontrar os seguintes rótulos:

  • Prosecco: originário de Vêneto, região vinícola do norte e nordeste da Itália, onde se produz vinhos brancos e espumantes de excelente qualidade. Costuma apresentar teor alcóolico de 11%. Recebe esse nome em virtude da uva usada para fazer a bebida.
  • Asti: mais adocicado que o Prosecco, apresenta teor alcóolico de 3,5%. Feito a partir de método específico – uma única fermentação realizada em tanque que retém o gás carbônico liberado pelo procedimento. O processo de fermentação é interrompido por resfriamento para que o teor de açúcar fique entre 7 e 9 GL.
  • Sekt: espumante alemão que traz a doçura da uva com que é produzido.
  • Cavas: feito na Espanha, especificamente nas regiões da Catalunha e de Penedés, onde são produzidos praticamente todos os vinhos espanhóis. Como se trata de uma região costeira, de clima mediterrâneo, as uvas cultivadas costumam ser equilibradas e adocicadas.
Tipos de espumantes
Os espumantes se classificam de acordo com as uvas a partir das quais são produzidos

 O que é champagne

Champagne é um espumante especial, que recebe este nome em virtude de ter surgido na região de Champagne, na França. Trata-se de um vinho fino, de elaboração bastante complexa e que envolve diferentes etapas. A bebida se fermenta naturalmente e provém de uvas como Chardonnay, Pinot Noir, Pinot Meunier, as quais necessitam de cuidados bastante específicos durante os seus cultivos. Harmoniza muito bem com canapés e todos os tipos de queijos.

Champagne é um espumante especial.

Agora que já conhece diferenças entre frisantes, espumantes e champagnes ficará mais fácil escolher a bebida que melhor agrade ao seu paladar. Sabendo distingui-las, também é possível harmonizar cada uma delas com o menu que será servido por você.


 

Continue acompanhando nossas postagens e conheça cada vez mais sobre o universo da enologia e as dicas sobre! Inscreva-se no caminhosevinhos.com para receber as novidades diretamente em seu e-mail, gratuitamente. Participe também do nosso Clube do Vinho, em nossa fanpage.  Será um prazer tê-lo sempre conosco.

Um grande abraço, e tim-tim pra você!

Tags
Mostre mais

Cris Oliveira

Cris Oliveira, Empreendedora Digital, Entusiasta da Enologia, Especialista em Língua Portuguesa, Blogueira.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *