Sobre Vinhos

Cava: O que é?

Certamente, você já deve ter ouvido falar sobre Cavas, não é mesmo? No entanto, ao fazer inúmeras pesquisas na internet, nem sempre ficam muito claras as explicações sobre o que é. Pois bem. Neste artigo, explicaremos de maneira bem simplificada o que é o vinho cava! Acompanhe!

Cava: o que é?

É vinho do tipo champagne, com características peculiares, produzido pelo método  utilizado na Catalunha. Trata-se de uma bebida que é reconhecida, inclusive, pelo Conselho Regulador da Denominação de Origem Cava, da União Europeia, como um VEQPRD (vinho espumante de qualidade produzido em região europeia).

Região da Catalunha

A região da Catalunha é famosa por ser tradicionalmente produtora de vinhos dessa qualidade. São várias as famílias locais que investiram na fabricação e no desenvolvimento das técnicas aplicadas na produção da bebida, algo que já acontece há 250 anos.

Por que escolher Cava

Escolher Cava permite ao apreciador de vinhos ter a oportunidade de degustar uma bebida única, pois a segunda fermentação, responsável pelo perlage, ou seja, pelas bolhas, ocorre dentro da garrafa, processo que distingue cava dos espumantes, cujo método de fermentação acontece em tanques de inox gigantescos.

Características únicas

Produzido com uvas parrelada, xarel-lo e macabeo é, simultaneamente, de extrema elegância e delicadeza. Com sabor muito mais frutado e docilidade, em virtude tanto da incidência solar da região de Catalunha como também do clima temperado de inverno ameno.

Uva Parrelada

É a uva que mais adiciona acidez e frescor aos rótulos, é uma uva que requer temperaturas baixas para favorecer a acidez natural e é recomendado que seja plantada em lugares com uma boa altitude, mas o contraponto é o tempo que ela leva para amadurecer e chegar no auge de todos seus aromas – que são cítricos e florais.

Uva Xarel-lo

Comumente usada para se fazer espumantes, essa uva é bem versátil e é usada para diversos tipos de vinho. Os espanhóis classificam como uma das melhores uvas devido a sua acidez.

Uva Macabeo

Conhecida também como uva Viúra, de todas as frutas disponíveis na Espanha, essa com certeza é a mais popular de todas. Tem uma ótima concentração de acidez e perfil aromático delicado, com aromas frequentes florais, amêndoas e maçã.

 Custo

Vinho bom e barato. Trata-se de um espumante espanhol cujo custo é relativamente inferior ao dos demais também elaborados no país. O lucro dos produtores concentra-se no volume, ou seja, ganham na quantidade. Um Freixenet Cordon Negro Gran Selección Cava Brut custa, em média, R$ 70,00.

Curiosidade: o consumo do cava na Espanha é comparado ao da cerveja no Brasil.

Como harmonizar Cava Cava Bertha

Ótimo acompanhamento para qualquer tipo de prato. O Cava Brut Nature, por exemplo, é mais cítrico, harmoniza feijoada e gordura. O Brut Nature Gran Reserva, cai bem com creme brulée. Em outras palavras, altamente versátil.

Opções jovens são ótimas harmonizações para canapés, frutos do mar ou pequenas entradas frias.

Os que possuem mais estrutura, como os Gran Reserva Reserva são opções excelentes para harmonização com pratos de peixe ou aves.

E se ainda quer harmonizar uma sobremesa doce, vá de opções Semi Seco ou Dulce, seu nível mais alto de açucares na bebida vai casar bem,

Selo de qualidade

Recebe selo de qualidade obrigatório há mais de quatro anos, o que permite a identificação dos tipos da bebida. Um Cava de selo branco é jovem. O verde, por sua vez, é um Reserva. Já com preto, teremos um Gran Reserva. Mas o que isso ajuda, de fato, na hora da escolha? O Cava jovem passa pela segunda fermentação em garrafa em um período de 9 a 14 meses, enquanto o Reserva, de 15 a 29 meses, e o Gran Reserva, mais de 30 meses.

Então, agora, ficou bem mais fácil compreender cava o que é, não é mesmo? Que tal investir em uma degustação, e depois, compartilhar a experiência conosco!

Um grande abraço, e tim-tim pra você!

Avatar de Fernando Kobaia
31 anos, Empreendedor digital, escoteiro, escritor, coordenador de SEO, entusiasta de novas tecnologias e amante de vinhos.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *