Dicas

Como tirar mancha de vinho?

Quem nunca derramou uma taça de vinho tinto em toalha branquinha ou na peça de roupa nova que atire a primeira pedra. O cenário de papo alegre, descontraído, beberrança em uma bela mesa posta, roupas adequadas para a ocasião e, de repente, tudo por água abaixo. E bate aquele desespero, não é mesmo? Afinal, todos nós sabemos algumas manchas são praticamente impossíveis de serem eliminadas. Mas, calma. Há saída para tudo, existem vários truques que nos permitem solucionar o probleminha e o primeiro passo é não entrar em desespero. E para te ajudar, selecionamos algumas dicas de como tirar mancha de vinho. Acompanhe!

5 dicas de como tirar mancha de vinho

Agilidade

Ser ágil e retirar a sujeira quando ela ainda é recente é o segredo do sucesso! Portanto, o primeiro passo é retirar o excesso com papel toalha e lavar a peça com água quente e sabão neutro. Atente-se à temperatura: quanto maior, mais fácil diluir e desprender o líquido que penetrou no tecido. Repita o processo até que a sujeira seja eliminada.

Receitas caseiras que funcionam
Receitas caseiras que funcionam

Usando receitinhas caseiras

Outra possibilidade (esta testada por mim!) é a utilização de bicarbonato de sódio e vinagre. Aliás, ambos indicadíssimos para limpeza em geral, e não apenas para tirar mancha de vinho (dá para tirar também as de café, chá e molhos).

Coloque uma colher de sopa do pó sobre a mancha e umedeça com vinagre branco. Você verá a reação química na hora – há uma fermentação no local. Deixe agir por alguns minutos, lave, e repita o processo. É tiro-e-queda!

Caso o borrão seja de proporções significativas, vale deixar a peça de molho, por uns 30 minutos. Se necessário, repita o processo até que esteja limpinho.

Sabonete líquido e água oxigenada

Caso não tenha bicarbonato em casa, mas água oxigenada (a que usamos para realizar assepsia dos ferimentos), vale misturá-la com sabonete líquido (neutro) e deixar sobre a sujeira. A oxigenada é oxidante, e por isso dissolve pigmentos, auxiliando na remoção dos borrões.

Agora, se não tiver o produto ou não puder realizar o procedimento na hora em que o desastre acontece, deixe o tecido em um vasilhame, com em água bem quente. Mas, atenção: isto não eliminará marcas, mas evitará que elas ressequem e se tornem muito mais trabalhosas de serem retiradas.

Observação: Antigamente, era comum usar leite para eliminar mancha de vinho. Enchia-se uma panela com o líquido, colocava-se o tecido sujo, para que ambos fossem fervidos simultaneamente. Por questões de sustentabilidade, a prática foi caindo em desuso.

Depois de seca, dificuldade em dobro

Manchas secas são mais difíceis de serem retiradas
Manchas secas são mais difíceis de serem retiradas

O ideal é sempre tentar retirar a marca quando ela ainda está úmida. Depois de seca, as substâncias já penetraram totalmente no tecido, ou seja, não são apenas superficiais.

Diante disso, a dificuldade de tirar mancha de vinho de uma toalha ou camisa, por exemplo, é dobrada. Nem sempre ela será eliminada em sua totalidade. Para tentar salvar as peças, podemos apostar no uso de alvejantes sem cloro, especialmente no caso de roupas coloridas. Coloque um pouco da substância sobre a marca com escovinha, e retire com água abundante. Se necessário, repita o processo.

Se vier a utilizar alvejantes com cloro, tenha ciência que eles danificam tecidos, chegando a corroê-los. Então, vale redobrar a atenção aqui.

Mancha de vinho tinto, a mais difícil de sair

Também é interessante ressaltar que tirar mancha não é tarefa fácil, sendo ela qualquer substância. E para tornar a questão mais complexa, cada tipo de vinho denota uma dificuldade específica. Por essa razão, dicas que podem funcionar em um determinado caso, podem não ser tão eficazes em outros. As promovidas por vinhos tintos mais encorpados, de coloração mais intensa, tendem a gerar mais dificuldade na remoção do que as de um menos encorpado e de cor mais atenuada.

Bem, o fato é que tirar mancha de vinho é algo complicado mesmo, mas que não é impossível de se fazer. Se a ocasião permitir, assim que o desastre se der, tente removê-la enquanto ainda está úmida e as substâncias não penetraram totalmente o tecido. Caso contrário, lembre-se de que o seu trabalho será redobrado.

 


Continue acompanhando nossas postagens e conheça cada vez mais sobre o universo da enologia e as dicas sobre! Inscreva-se no caminhosevinhos.com para receber as novidades diretamente em seu e-mail, gratuitamente. Participe também do nosso Clube do Vinho, em nossa fanpage.  Será um prazer tê-lo sempre conosco.

Um grande abraço, e tim-tim pra você!

Tags
Mostre mais

Cris Oliveira

Cris Oliveira, Empreendedora Digital, Entusiasta da Enologia, Especialista em Língua Portuguesa, Blogueira.

Artigos relacionados

1 thought on “Como tirar mancha de vinho?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *