Curiosidades
Conheça 2 truques para conservar vinho aberto na geladeira por mais tempo
Mesmo que o vinho seja de alta qualidade após aberto ele sofre reações químicas – por isso, vai perdendo o bouquet – vale reforçar que o vinho nasce do processo de fermentação do suco da uva e, ao ter contato com o ar, oxida e, consequentemente, acaba se tornando vinagre.
E como evitar que isso aconteça? Desfazemo-nos da maravilhosa sobrinha de vinho? Nada disso!
Veja os truques para conservar vinho aberto na geladeira
Primeiro truque
O primeiro truque básico para que o vinho não seja desperdiçado é transferir o conteúdo da garrafa de 750 ml para outra de 375 ml. Isto irá permitir que o contato do vinho com o ar seja bem menor, evitando a oxidação da bebida. Muito cuidado também quanto ao fechamento da garrafa. Por uma questão óbvia, ela deverá ser bem vedada ou com a rolha ou com um fecho hermético. Estes dois cuidados básicos atrasam em até 5 dias o processo de oxidação, especialmente nos casos de vinhos mais encorpados.
Segundo truque
O segundo truque é com relação à temperatura. Se estivermos falando de uma garrafa de vinho branco ou rosé, o ideal é mantê-la na geladeira, em pé, a uma temperatura média de 6ºC graus. Já no caso dos vinhos tintos como Merlot e Pinot Noir e até mesmo – eles deverão ser mantidos a uma temperatura de 16ºC, conforme indicam os melhores someliers do mundo.
Gostou da dica? Então, inscreva-se em nosso site Caminhos e Vinhos.com e em nosso clube de Vinhos no Facebook, e receba todas as novidades gratuitamente em seu e-mail. Ah, e se quiser alguma dica especial, deixe seu pedido, que teremos o maior prazer em atendê-lo.
Um abraço grande e tim-tim pra você!