Receitas

Como cozinhar com vinho

Muita gente gosta de usar vinho na preparação de diversos pratos, especialmente os amantes da bebida que curtem culinária e reunir os amigos em um jantarzinho mais íntimo. Acontece que nem todos sabem como fazer, visto que existem sim algumas regras e segredos que devem ser aplicados na hora de preparar qualquer prato usando a bebida dos deuses. Neste artigo, vamos te ensinar como cozinhar com vinho para que você impressione todos os seus convidados. Vamos lá?

Como cozinhar com vinho

Para aprender como cozinhar com vinho, a primeira regra de ouro é saber que a bebida pode ser usada na culinária em três momentos: para marinar, como líquido ou para dar mais sabor aos pratos. Não devemos sair usando vinho em todos os alimentos que vamos preparar. Harmonização é tudo na degustação e na culinária.

Usar vinho de qualidade

Também é importante usar vinho de qualidade. Não faça uso da bebida apenas para acabar com aquele restinho que sobrou na garrafa e que não era tão bom, mas você está com pena de desperdiçá-lo. Lembre-se de que os sabores e aromas do vinho serão sempre incorporados aos alimentos, sendo assim, usar um líquido que já está na geladeira por mais de 5 dias, pode ser uma péssima escolha.

Sabor à comida

Para que o vinho acrescente sabor à comida, é necessário tempo. Assim como os melhores exemplares comumente são os que passaram pelo processo de envelhecimento, o preparo de alimentos à base da bebida precisa de cocção mais prolongada. Isto está ligado diretamente ao álcool presente no líquido.

Logo, para que o sabor da bebida seja incorporado aos alimentos, o álcool precisa evaporar e são necessários cerca de 45 minutos para isso. Então, para quem quer cozinhar com vinho, paciência é o segredo do sucesso.

Quantidade adequada

Outra dica é o uso da quantidade adequada. Pouco vinho não irá acrescentar sabor algum ao seu prato. Sendo assim, siga exatamente as medidas apontadas em cada receita, afinal, você não vai passar horas na cozinha para nada, não é verdade?

como cozinhar com vinho

Nem toda receita leva vinho

Cozinhar é sinônimo de criatividade. Contudo, nem toda receita leva vinho na sua preparação. Pense que a combinação dos ingredientes deve ser harmônica para que os sabores possam ser percebidos em cada prato.

Bem, você percebeu que não há grandes mistérios para aprender como cozinhar com vinho. Basta usar um líquido de qualidade, na quantidade certa e realizar a cocção no tempo necessário para que os sabores sejam totalmente incorporados uns aos outros. Ao dar a devida atenção a essas regrinhas, seu prato será um sucesso entre os seus convidados.

Continue acompanhando nossas postagens e conheça cada vez mais sobre o universo da enologia e as dicas sobre! Inscreva-se no caminhosevinhos.com para receber as novidades diretamente em seu e-mail, gratuitamente. Participe também do nosso Clube do Vinho, em nossa fanpage.  Será um prazer tê-lo sempre conosco.

Um grande abraço, e tim-tim pra você!

Tags
Mostre mais

Cris Oliveira

Cris Oliveira, Empreendedora Digital, Entusiasta da Enologia, Especialista em Língua Portuguesa, Blogueira.

Artigos relacionados

1 thought on “Como cozinhar com vinho”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *