Dicas

Como armazenar vinho corretamente

Está é uma das principais perguntas que surgem à medida que nosso interesse por vinho aumenta.  Você já sabe, por exemplo, qualquer que seja o exemplar, ele precisa de alguns cuidados básicos na hora de ser conservado, mesmo que o lacre não tenha sido retirado. Não é verdade? Mas os cuidados não se restringem a isso. Por essa razão, separamos algumas dicas para você não errar na hora de guardar os seus vinhos. Vamos lá e aprenda como armazenar vinho.

Tudo sobre como armazenar vinho corretamente

Não gosta de calor

Ele sempre deve ser armazenado em um local com temperatura fresca e constante. No entanto, caso o ambiente tenha um pouco mais do que 12ºC e 14ºC, e os exemplares não forem para consumo imediato (entenda como dias, semanas e até meses), não há problema.

Agora, lembre-se de que para serviço (ou seja, consumo), a temperatura deve variar entre 12ºC e 14ºC. A depender da espécie da bebida, pode ser menor ainda.

Tenha bastante cuidado com temperaturas acima de 25ºC, isto porque o envelhecimento do líquido se acelera e, é possível que ele se transforme em vinagre.

Garrafas são preguiçosas

Aqui a dica é clássica: deve ficar na horizontal, especialmente aqueles que são vedados com rolhas de cortiça. Assim, ela mantém o contanto com o líquido e não resseca.

Mas, se isso vier a acontecer, certamente houve oxidação. Em outras palavras, o ar invadiu a sua garrafa. Neste caso, troque a rolha por um lacre sintético ou tampa de rosca e mantenha na vertical para armazenar vinho sem prejudicar mais.

Nada de lâmpada perto deles

O local onde se armazena vinhos deve ser protegido contra a iluminação natural ou mesmo artificial. Isto porque a luz aquece o vinho, promovendo alterações no aroma e no sabor dele.

Dica: tenha cuidado em particular com os brancos e os rosés. Como eles costumam ser envazados em garrafas transparentes, acabam ficando mais expostos à luz, o que pode sim, alterar significativamente as propriedades deles.

Dorminhocos

Locais onde há algum tipo de trepidação, não são bons para vinhos. Agitar as garrafas constantemente, promove reações químicas, o que pode gerar o envelhecimento precoce da bebida. Logo, devem ficar bem quietinhos, deitadinhos no local selecionado para eles.

Frescura total

Curtem os locais mais arejados e mais fresquinhos da casa. Caso sejam armazenados em áreas fechadas ou abafadas, corre-se o risco do surgimento de fungos que afetam diretamente a rolha, e isto pode sim acabar estragando o líquido.

Para fechar, uma orientação final: se você não tem um local adequado para armazenar vinhos, invista em uma adega climatizada, mesmo que seja daquele modelinho mais barato. Lembre-se de que vinho não se guarda na geladeira.

Que tal verificar se tem armazenado os seus vinhos corretamente? Veja se está seguindo as nossas dicas e depois, compartilhe a sua experiência conosco!
Tags
Mostre mais

Cris Oliveira

Cris Oliveira, Empreendedora Digital, Entusiasta da Enologia, Especialista em Língua Portuguesa, Blogueira.

Artigos relacionados

1 thought on “Como armazenar vinho corretamente”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *