Curiosidades

Conheça diferentes tipos de rolhas

Hoje há uma quantidade razoável de tipos de rolhas fabricadas a partir de diferentes materiais e que fogem da tradicional cortiça. De aglomerado, de espumantes, screw cap, cera, sintética e até mesmo de vidro. Conheça diferentes tipos de rolhas de garrafas de vinho. Acompanhe!

Conheça diferentes tipos de rolhas

As rolhas de cortiça, como todos sabem, são as mais tradicionais na hora de fazer a vedação das garrafas de vinho. No entanto, já existem no mercado outras de diferentes materiais, sendo que cada uma delas influencia de um modo distinto na hora de armazenar a bebida. Por essa razão, é importante conhecer cada uma delas.

As tradicionais rolhas de cortiça

A cortiça é um material proveniente das árvores. Oriunda da casca do carvalho do tipo Quercus suber, é muito comum em Portugal. Lá, a espécie que é conhecida como Sobreiro, pode chegar a mais de 150 metros de altura e a 150 anos de idade. Quase 90% da cortiça do mundo inteiro é retirada dessa camada morta da planta, que chega a fornecer 12 colheitas ao longo de sua vida.

tipos de rolhas - cortiça
Tradicionais rolhas de cortiça.

Usada desde o século XVII para vedar os rótulos, quando o uso do vidro foi popularizado no uso do armazenamento da bebida. Elástica, aderente, longeva, permeável, a cortiça foi considerada material perfeito para fazer o fechamento da garrafa e manter a qualidade da bebida. Além disso, ela permite a troca de oxigênio com o ar, condição essencial para envelhecer o líquido.

Agora, importante salientar que há subtipos de rolhas de cortiça: maciças, aglomeradas, técnicas e espumantes. Conheça diferentes subtipos.

Rolhas maciças

De um bloco único e cilíndrico de cortiça, as rolhas maciças são as melhores e as mais buscadas por serem inteiriças, vedarem muito bem as garrafas e permitirem as trocas gasosas com o ambiente externo.

Tipos de rolhas - maciças
Rolhas maciças são as mais procuras por suas propriedades.

 Rolhas aglomeradas

tipos de rolhas – aglomerada
Para distinguir maciças de aglomeradas repare na quantidade de furinhos entre elas.

Produzidas a partir dos fragmentos triturados e colados das rolhas maciças, as aglomeradas possuem resistência inferior. Contudo, são ideais para fechamento de rótulos que serão consumidos entre seis meses e um ano.

Rolhas técnicas

Aqui, temos uma mistura de maciças e aglomeradas.  Para produzir esse tipo de rolha é utilizado o miolo do cilindro de fragmentos de rolha, enquanto as suas extremidades são feitas de um disco de cortiça maciça. Assim, obtêm-se uma peça de custo mais baixo, porém, com maior qualidade e durabilidade em comparação com a aglomerada. As rolhas técnicas são utilizadas no fechamento dos espumantes.

 

Rolhas de espumantes

Já as de espumantes são conhecidas por serem bem especiais, em virtude de serem produzidas com o intuito não apenas de vedar, mas também de suportar pressão, mantendo o perlage dentro da garrafa.

Seu formato também é particular: possui a cabeça achatada e maior do que o corpo e mais largas no gargalo, justamente para controlar a pressão contida na garrafa. Sempre dá mais trabalho para ser retirada do que as demais. Na parte de cima, é produzida com aglomerado; por sua vez, a que fica no interior do rótulo é de cortiça maciça.

tipos de rolhas - espumante
As rolhas técnicas são as utilizadas na vedação de espumantes, por isso serem também conhecidas por esse nome.

 Rolhas screw cap ou de rosquear

Famosas rolhas de rosquear, as screw cap acompanham junto ao seu formato distinto um mito que não se aplica: o de que são típicas de vinhos de baixa qualidade. Usadas no mundo inteiro, elas são ideais para bebidas de consumo rápido, ou seja, vinhos mais jovens. Isto porque esse tipo de lacre não permite a famosa troca gasosa, que é traço dos líquidos envelhecidos. Vedam totalmente e são fáceis de abrir.

rolha screwcap
Screw cap vedam totalmente e são fáceis de abrir.

Rolhas de vidro

Charmosíssimas, as rolhas de vidro são bem parecidas com as screw cap no que se refere ao vedamento. Em outras palavras, não deixam que a bebida tenha contato com o exterior. São largamente utilizadas em garrafas especiais, por conta da beleza de sua forma. Fáceis de serem abertas.

rolhas de vinho de vidro
Conhecidas também como vino lock são charmosas, servem para vedar vinhos finos.

 Lacre de cera

Mais incomuns, os lacres de cera são semelhantes aos lacres utilizados para fechamento de correspondência de antigamente. Impedem a micro oxigenação, são bastante raras e somente são encontradas em vinhos produzidos por poucas vinícolas produtoras de vinhos artesanais.

rolha de cera

Veja que há muitos tipos de rolhas no mercado dos vinhos. Elas foram desenvolvidas para garantir a vedação das garrafas de vinho, assim como manter a qualidade e envelhecimento da bebida. Por isso, é importante que conheça os tipos de rolhas de vinho existentes para também entender melhor sobre o elixir dos deuses.

Não sabe o que fazer com todas as rolhas? Confira o que fazer com rolhas de vinho

 

Continue acompanhando nossas postagens e conheça cada vez mais sobre o universo da enologia e as dicas sobre! Inscreva-se no caminhosevinhos.com para receber as novidades diretamente em seu e-mail, gratuitamente. Participe também do nosso Clube do Vinho, em nossa fanpage.  Será um prazer tê-lo sempre conosco.

Um grande abraço, e tim-tim pra você!

Tags
Mostre mais

Cris Oliveira

Cris Oliveira, Empreendedora Digital, Entusiasta da Enologia, Especialista em Língua Portuguesa, Blogueira.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *