Sobre Vinhos

Vinho tinto ou suco de uva: qual o melhor para saúde

Vinho tinto ou suco de uva fazem bem para a saúde, esta é uma informação que todo mundo sabe. Mas a dúvida que fica é: vinho é tão saudável quanto o suco? Vamos entender quais os benefícios de cada um.

Vinho tinto ou suco de uva?

Vinho tinto

O consumo de uma taça de vinho tinto por dia é um consenso entre os médicos e especialistas no tema. Isto porque a bebida possui várias substâncias tais como o resveratrol, redutor dos níveis de colesterol. Além disso, a bebida exerce função antioxidante, diminuindo os radicais livres promotores do bloqueio dos vasos sanguíneos. Logo, ingerir a bebida melhora o sistema cardiovascular.

Suco de uva

Alguns tipos de sucos de uva oferecem os mesmos benefícios o tinto, de acordo com pesquisas realizadas no mundo todo. Neste caso, o tipo de uva para fazer a bebida é o que faz toda a diferença. A Concord, por exemplo, que não é propriamente uma espécie vinífera, ou seja, não é considerada a ideal para a produção do elixir dos deuses, mas é altamente recomendada para o suco de uva, embora seja empregada na produção de vinhos, em particular em algumas regiões do mundo, como Canadá, Estados Unidos e sul do Brasil.

Alguns cientistas afirmam que o líquido proveniente da Concord tem o mesmo efeito vasodilatador que o de um tinto, em virtude da concentração de resveratrol na casca dessa uva.

Então é melhor consumir o suco? Não necessariamente. É preciso ter certo cuidado na hora de ingeri-lo, pois diferentemente do vinho, o suco apresenta concentração de açúcar natural da fruta. Lembre-se de que no vinho esse acúmulo é menor por conta do processo de fermentação que reduz a substância. Então, o recomendável é optar por sucos concentrados destituídos de adição de açúcar.

Uvas in natura

Se vinho e suco fazem bem, não seria melhor apenas comer as uvas in natura? De novo, vamos relembrar: o resveratrol, componente benéfico à saúde, está presente nas cascas das uvas. Há uma aglomeração muito significativa dele no vinho tinto, uma vez que para uma garrafa de 750 ml são necessárias aproximadamente 300 uvas!

Então, imagine o volume que precisa ser consumido para que a substância esteja presente em nosso corpo? Basta pensar que uma taça de vinho possui a fração recomendada para manter a saúde em dia.

Agora, ao comer a uva in natura, mesmo que a dose de resveratrol seja pequena, estamos absorvendo outros elementos necessários para que o organismo funcione adequadamente, como água e fibras.

Vinho tinto ou suco de uva fazem bem para a saúde, assim como ingerir a fruta in natura. Sabendo dosar o consumo, é possível tirar o melhor proveito do que essa frutinha maravilhosa tem a nos oferecer.

Continue acompanhando nossas postagens e conheça cada vez mais sobre o universo da enologia e as dicas sobre! Inscreva-se no caminhosevinhos.com para receber as novidades diretamente em seu e-mail, gratuitamente. Participe também do nosso Clube do Vinho, em nossa fanpage.  Será um prazer tê-lo sempre conosco.

Um grande abraço, e tim-tim pra você!

Tags
Mostre mais

Fernando Kobaia

28 anos, Empreendedor digital, escoteiro, escritor, gerente de projetos, entusiasta de novas tecnologias e amante de vinhos.

Artigos relacionados

1 thought on “Vinho tinto ou suco de uva: qual o melhor para saúde”

  1. Entre o vinho tinto e o suco da uva, o melhor é o suco natural da , devido ser algo natural; já o vinho corrido, contém álcool, que é uma fonte de intoxicante, que pode provocar dependência. Se lermos a Bíblia sagrada, veremos a diferença entre um e outro. Abraços: Batista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *