Listas

Vinhos: conheça 5 termos essenciais para entender mais a respeito

Quem deseja entender mais sobre vinhos, precisa conhecer alguns termos considerados essenciais pelos enólogos. Isto porque o vocabulário que envolve a bebida, para muitos, costuma ser bastante complicado. Mas aqui vamos ensinar cada um eles para que você se torne um expert no assunto.

Veja agora os 5 termos essenciais para entender mais sobre vinhos

1 – Bouquet

O termo bouquet se refere ao aroma, ao perfume do vinho maduro e que vai sofrendo modificações à proporção que a bebida passa pelo processo de envelhecimento. A julgar pelo tempo, cada tipo de vinho apresenta um aroma diferente.

2 – Sommelier   

Certamente, você já deve ter ouvido falar em sommelier, pois se trata de um termo cada vez mais popular. Contudo, nem sempre o seu real significado fica claro para as pessoas. O sommelier não é, necessariamente, um especialista em vinhos, mas sim um profissional responsável pela compra, reposição, armazenamento, rotação de bebidas e, também, por servi-las aos clientes no estabelecimento em que trabalha.

3 – Enólogo

 Já o enólogo é o profissional responsável por todas as decisões voltadas para a produção da bebida. É ele quem decide sobre a escolha do solo para o plantio da uva, a seleção das melhores castas, estuda o clima local onde se dá o cultivo das videiras, e assim por diante. Em alguns casos, torna-se também a pessoa que decidirá acerca de questões voltadas para o marketing da venda do produto final que, nesse caso, é o próprio vinho.

4 – Vinha

A vinha é a plantação de videiras destinadas à produção do vinho. Veja que entender sobre vinhas é um dos pilares na compreensão do universo daquela que é considerada a bebida dos deuses ao longo da história da humanidade. Cabe ressaltar que a qualidade de uma vinha estará sempre associada à do vinho.

5 – Videira

A videira faz parte da extensa família das Vitis, em outras palavras, corresponde à planta que dá o principal componente do vinho: a uva. A tipologia das Vitis é extremamente diversificada, no entanto, cerca de duzentos tipos são adequados ao cultivo e, assim, à produção de vinho.

Viu como não é tão complicado entender sobre vinhos? Basta conhecer os termos ligados a esse maravilhoso e riquíssimo universo.

Para saber mais sobre vinhos, inscreva-se no Caminhos e Vinhos.com e receba gratuitamente em seu e-mail todas as novidades que trazemos diariamente para você. Também aproveite e faça parte do nosso Clube do Vinho, lá no Facebook.

Um abraço, e tim-tim pra você!

Tags
Mostre mais

Cris Oliveira

Cris Oliveira, Empreendedora Digital, Entusiasta da Enologia, Especialista em Língua Portuguesa, Blogueira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *