Dicas

Como segurar taça de vinho corretamente?

O que pode parecer frescura para muita gente, aos olhos dos especialistas em vinho, deve ser adotado como uma regra a ser seguida ao pé da letra: como segurar taça de vinho corretamente.

Veja bem, se você associou isto às questões de etiqueta, exclusivamente, está equivocado. Na verdade, o modo de conduzir o recipiente está ligado ao fator conservação de todas as propriedades originais da bebida. Isto mesmo que você leu.

Não é à toa que a taça possui o formato que tem. Composta de base, haste e bojo (de baixo para cima), o recipiente em que hoje é tradicional servir o elixir dos deuses sofreu muitas modificações ao longo da história. O homem já degustou em recipientes de coco, de couro, de barro, de cerâmica, em até chifres de animais.

A verdade é que ao apreciarmos o líquido, nem sempre nos lembramos – ou mesmo sabemos como fazê-lo do modo certo. Por estas razões, neste artigo, vamos mostrar para você como segurar taça de vinho corretamente sem que comprometamos todas as propriedades da bebida que será degustada.  Vamos lá?

Como segurar taça de vinho corretamente: Pela Haste

Não segurar a taça de vinho corretamente, é um erro básico de qualquer iniciante. Saiba pegar o recipiente pelo bojo, pode interferir diretamente na percepção de todas as características visuais e gustativas e, principalmente, aromáticas do vinho. Então, fazendo o certo: segure pela haste, afinal é para isto que ela serve.

Como segurar taça de vinho corretamente - pela haste
Para aproveitar melhor as propriedades do vinho, segure a taça pela haste, afinal ela foi feita para isso

Pela Base

Também podemos conduzir pela base, que estará perfeito. No entanto, alguns não curtem muito, por acreditarem que é mais difícil.

como segurar taça de vinho corretamente 1
Há quem prefira segurar a taça pela base, que também está corretíssimo. No entanto, esta forma requer um pouco mais de equilíbrio por parte do degustador

Nunca pelo Bojo

Ao segurar a taça pelo bojo, incorremos em erro e também permitimos que alguns problemas sejam desencadeados, tais como:

  • Problemas com a visualização correta da cor da bebida, por marcas de dedos deixadas no vidro, impedindo uma análise mais certeira desse quesito;
  • Dificulta a inclinação da taça, prejudicando a percepção das cores e das nuances do líquido;
  • Altera a temperatura, afetando o seu sabor;
  • Interfere nos aromas;
  • Dificulta (e muito) um bom brinde!
Como segurar taça de vinho
Pessoas tendem a cometer erros básicos na degustação como segurar a taça pelo bojo. / Photo: Associated Press

 Vai, não é tão complicado assim, não é mesmo? Então, a partir de agora, siga exatamente o que manda a regra de ouro: segure a taça pela haste ou pela base e nunca mais cometa erros de principiante.

Espero que tenha gostado. Lembre-se de que para aproveitar ao máximo as propriedades de um vinho, é fundamental saber como segurar taça de vinho corretamente, vale reforçar que o calor das mãos interfere diretamente nas propriedades originais da bebida. Sem contar que dedos podem manchar o vidro, comprometendo a visualização da cor do líquido. Vá treinando aos poucos e, com o tempo, verá que é mais fácil do que imagina.

Continue acompanhando nossas postagens e conheça cada vez mais sobre o universo da enologia! Inscreva-se no caminhosevinhos.com para receber as novidades diretamente em seu e-mail, gratuitamente. Participe também do nosso Clube do Vinho, em nossa fanpage. Será um prazer tê-lo sempre conosco.

Um grande abraço, e tim-tim pra você!

Tags
Mostre mais

Cris Oliveira

Cris Oliveira, Empreendedora Digital, Entusiasta da Enologia, Especialista em Língua Portuguesa, Blogueira.

Artigos relacionados

2 thoughts on “Como segurar taça de vinho corretamente?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *