Dicas

Adega: dicas para montar uma em casa

É possível sim montar uma adega em casa, de maneira artesanal, e isso é uma opção excelente para os amantes de vinho que começam a colecionar exemplares, mas não têm onde armazená-los adequadamente.

Uma adega climatizada de qualidade, daquelas que comportam até 48 garrafas, não costuma sair por menos de R$ 3.000,00. Em outras palavras, o custo elevado pode sim, dificultar o sonho dos que desejam ir aumentando suas coleções, à medida que aprendem mais sobre a bebida. Pois bem. O que acha de colocar a mão na massa e montar uma com a sua cara? Veja algumas ideias que podem caber direitinho no seu bolso!

Como montar uma adega caseira

Dimensionando o seu espaço

adega de madeiraa

A primeira dica é dimensionar o espaço que você tem ocioso em casa e que pode servir direitinho para a montagem de uma adega. Sabe a área embaixo aquela escada que está vazia e só acumula sujeira? Que tal montar pequenos nichos já no tamanho das garrafas?

Use MDF ou madeira de reflorestamento. O primeiro vem pronto para uso, já a segunda precisa receber camadas de verniz. Mas nada que não possa ser feito em um domingão… Basta ter as ferramentas básicas como pincel, pregos, parafusos, martelos. Aqui você pode fazer quantos nichos couberem no local escolhido.

Paredes sem decoração? Adega suspensa!

Quem está quebrando a cabeça para decorar a parede da sala, cozinha, ou até do corredor, pode experimentar fazer uma adega suspensa. Caso não caibam tantos exemplares, já é uma boa saída. E de quebra, ainda ajuda a dar aquela embelezada na casa.

Depósito de quinquilharias

Despensas que foram substituídas por armários embutidos, podem se transformar em adegas m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-a-s! Aproveite para fazer uma limpeza geral, dando outros rumos para o que não é mais usado e, criando uma nova finalidade para o ambiente. Aqui, o local acaba sendo perfeito, uma vez que a temperatura não sofre oscilações e estará sempre fechado, evitando que entre luminosidade, o que pode alterar as propriedades da bebida.

 Sala de estar personalizada

E o que acha de criar uma estante de vinhos na sua sala de estar? Embora as tradicionais estantes de livros não devam ser abolidas, acrescentar uma com vários rótulos é uma boa pedida para dar aquele toque pessoal ao ambiente. E as dimensões da adega podem ser as mais variadas possíveis.

tipos de adega

Atenção: vale sempre ressaltar que, qualquer que seja o modelo de adega montada em casa, ela deva ser projetada para que os exemplares fiquem sempre na horizontal e não recebam luz direta. Vinho gosta de ficar quietinho, em temperatura ambiente, para não perder suas propriedades. Saiba como armazenar vinho.

Avatar de Cris Oliveira
Cris Oliveira, Empreendedora Digital, Entusiasta da Enologia, Especialista em Língua Portuguesa, Blogueira.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *