Sobre Vinhos

Vinho Merlot: o que é?

Vinho Merlot é uma bebida elaborada a partir da casta de uva tinta Vitis vinífera, natural das vinícolas de Saint Émillion, região de Bordeaux, na França. Embora a casta garanta um vinho para ser consumido ainda jovem, as vinícolas especializadas nessa variedade conferem muita longevidade à toda produção do líquido.

Vinho Merlot o que é

Vinho Merlot é uma variedade que produzido a partir de uma uva que possui uma casca mais fica quando comparada à Cabernet Sauvignon. É menos resistente a solos frios e bem sensível à geada, apresenta amadurecimento precoce.Vinho Merlot: o que é? 1

Seu cultivo se deu ainda no século XVIII, na tradicional região vinífera de Bordeaux, onde outras castas famosas também são produzidas.

A Merlot hoje é cultivada em diferentes partes do mundo, fora da França, com destaque para o Chile, país onde a cepa é de qualidade indiscutível.

Características

É intenso, complexo, encorpado, equilibrado. Com aroma frutado e com boa evolução, tem coloração vermelho-púrpura.

Também apresenta equilíbrio e maciez, além de ser sedoso. Um líquido de porte e classe. A depender de onde a uva é cultivada, apresenta taninos com média intensidade.  Se for cultivado em regiões mais quentes, tende a apresentar toques de chocolate.

O melhor Merlot do mundo

O melhor Merlot do mundo vem da costa da Toscana – inclusive são também os mais caros. Alguns exemplares, que são verdadeiras obras de arte, podem ser encontrados lá. Entre eles, listamos Le Macchiole Messorio, o Tenuta dell’Ornellaia Masseto e o Tua Rita Redigaffi. Este último, por exemplo, pode custar a bagatela de R$ 1.800,00.

Le Macchiole Messorio Tua Rita Redigaffi vinho tinto

Curiosidade: o mais famoso enólogo do mundo é especialista em Merlot.

O vinho tinto Merlot é um dos melhores e mais produzidos no mundo todo. Com características marcantes, é uma bebida jovem e que impõe muito respeito.

Continue acompanhando nossas postagens e conheça cada vez mais sobre o universo da enologia e as dicas sobre! Inscreva-se no caminhosevinhos.com para receber as novidades diretamente em seu e-mail, gratuitamente. Participe também do nosso Clube do Vinho, em nossa fanpage.  Será um prazer tê-lo sempre conosco.

Um grande abraço, e tim-tim pra você!

Avatar de Cris Oliveira
Cris Oliveira, Empreendedora Digital, Entusiasta da Enologia, Especialista em Língua Portuguesa, Blogueira.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *