Sobre Vinhos

Vinho Merlot Branco existe?

A produção de um vinho é delicada, requer extrema dedicação e, acima de tudo, conhecimento técnico aprofundado para garantir bebidas de alta qualidade. Atualmente, o processo de vinificação necessita de pouca intervenção humana, porém, os produtores mundiais ainda promovem orientações sobre a produção por meio de mecanismos os mais variados possíveis que atuam no tipo e no estilo da bebida produzida. E isso inclui, sem dúvida, o preparo do vinho merlot branco, uma espécie dos mais apreciados pelos degustadores de vinho. Todavia, uma das grandes dúvidas é saber se, para além do vinho tinto, há também o branco dessa categoria. Assim, preparamos aqui uma série de informações que vão orientar sobre essa delícia de bebida! Vamos lá? 

O que é merlot?

Antes de tudo, o nome se refere a uma variedade de Vitis vinifera, originária da região de Bordeaux, na França. Também faz referência ao melro-preto, uma ave muito comum nesse país. Seus primeiros registros datam do século XVIII, e os relatos sempre a mencionam como uma uva de casta secundária, utilizada para complementação de blends de frutas. Tardiamente, ela passou para uma reputação de uva de qualidade, expandindo-se para regiões de Médoc e a partir daí se dispersou por toda a França. Hoje, ela é plantada praticamente em todo mundo vitivinícola, e é uma das variedades mais cultivadas e apreciadas.

No Brasil foi adotada como referência da produção nacional, sendo a principal uva tinta da nossa primeira denominação de origem, a D.O. Vale dos Vinhedos na serra gaúcha, onde são produzidos exemplares muito interessantes. Pode-se afirmar que em território brasileiro, essa variedade é uma especialidade e a mais aclamada pelos viticultores

O que é Uva Merlot?

São frutos pequenos de coloração que vai do roxo ao preto azulado, com bagas maiores que as de Cabernet Sauvignon, a partir dos quais são produzidos geralmente vinhos jovens de coloração rubi. Já nos mais envelhecidos, apresentam tons castanhos.

Essa uva é apreciada devido às cor e aroma característicos intensos e de grande complexidade. Em uma escala de intensidade, do mais leve para o mais forte, dentre os vinhos produzidos por elas tem-se o Pinot Noir, o Merlot, o Malbec e o Syrah. A Merlot é um tanto mais macia e aveludada que a também famosa Cabernet Sauvignon, e é utilizada junto com esta, na produção dos aclamados vinhos de Bordeaux

Vinho Merlot Branco existe? 1
Uva para fazer vinho merlot branco

Versátil, é uma uva que permite a produção de vinhos contendo pouco tanino e fenóis, ideais para serem experimentados quando jovens. Também possuem grande potencial de envelhecimento em vinhos de grande estirpe, principalmente nos rótulos produzidos em Saint Émillion e Pomerol (sub-regiões de Bordeaux). Independente do processo, os aromas dos vinhos vão remeter às frutas escuras como ameixas ou vermelhas como framboesas e morangos. Podem conter também aromas de cedro e chocolate. 

Agora, é possível obter vinhos brancos a partir de uvas tintas? A resposta é sim! Logo, o vinho Merlot branco existe, embora muitos amantes da bebida não tenham essa informação. Tradicionalmente, vinhos brancos não são produzidos a partir de uvas tintas e, a Merlot, como já vimos antes, é uma cepa dessa classificação. E para surpresa de muitos, trata-se de um processo mais comum e antigo do que se imagina. Vamos entender?

Como acontece a produção de vinho merlot branco

A rainha das uvas tintas borgonhesas, a delicada e espetacular Pinot Noir, por exemplo, é uma cepa utilizada para a produção de Champagne e de outros espumantes. No momento da fermentação, a polpa da uva não entra em contato com a casca, já que elas são separadas. Vale lembrar que a responsável pela coloração e o aporte de taninos do líquido é, justamente, a “pele” do fruto.

O resultado desse procedimento é um vinho branco, com alguns reflexos indicadores de que a bebida não é de uva branca. Sendo assim, o merlot branco não é um vinho branco. Na verdade, é um estilo de vinho rosado, feito a partir de uvas merlot, as quais passaram por fermentação sem a casca, resultando em um vinho de cor rosa claro, com nuances de vinhos tintos.

Características do merlot branco

Vinho Merlot Branco existe? 2

Um dos grandes produtores de vinho Merlot branco é o Brasil. Na região da Campanha Gaúcha, na fronteira com o Uruguai, o destaque vai para a vinícola Dunamis, localizada em Dom Pedrito. O Merlot branco deles é fino e seco, com 12% de teor alcoólico, além trazer coloração amarela, com breves reflexos alaranjados – traço que sugere a elaboração da bebida com uvas tintas.

Com intensidade boa, similar ao dos frutos brancos, é untuoso, tem bom corpo e relativa acidez. Por ser elaborado com uvas tintas, contém adstringência sutil, típica dos tintos (mesmo não havendo o contato com as cascas, as responsáveis pelos taninos).

Apresenta boa resistência, refrescância e acidez equilibrada. Harmoniza muito bem com peixe, (inclusive os mais untuosos e fortes como salmão e bacalhau), frango, risoto, massa e queijos.

Vinho singular, inclusive no preço, por conta de suas características. A garrafa sai em média por R$45,00. Existem poucos rótulos disponíveis de merlot branco, mas vale a pena experimentar!

Qual a diferença?

Como você viu, embora Merlot seja uma uva tinta, com ela também é possível produzir vinhos de aspecto branco e nuances semelhantes aos seus irmãos tintos. O pulo do gato está na simples técnica de vinificação, pois somente a polpa da Merlot – sem a casca – é vinificada para produção do mosto. 

Destaca-se que esse método já é utilizado com uvas Chardonnay – branca -, Pinot Noir e Pinot Meunier – duas uvas tintas , das quais se produz o soberbo Champagne, como já falamos, além de outros vinhos espumantes brancos pelo mundo, inclusive, na maioria dos ótimos brasileiros.

Essa técnica é interessante porque os resultados apresentam toques, aromas e sabores que remetem às variedades tintas. Ainda assim, Merlot brancos são uma novidade interessante e rara, já que é uma oportunidade para se experimentar os produzidos a partir de uvas tintas, além de ser uma opção aos feitos com uvas brancas. Ademais, permite aos enófilos experimentar as nuances das uvas tintas no verão e acompanhar  refeições longas.

Então, fica mais essa dica para a degustação em casa, entre amigos, ou mesmo para dar aquela relaxada no final do dia o merlot branco é uma ótima opção!

Avatar de Cris Oliveira
Cris Oliveira, Empreendedora Digital, Entusiasta da Enologia, Especialista em Língua Portuguesa, Blogueira.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *