Sobre Vinhos

Vinho Merlot Branco existe?

Vinho Merlot branco existe sim, embora muitos amantes de vinho não tenham essa informação. Tradicionalmente, vinhos brancos não são produzidos a partir de uvas tintas e, a Merlot, como já vinhos antes, é uma cepa tinta. No entanto, trata-se de um processo mais comum do que se imagina. Vamos entender?

Vinho Merlot branco existe

Vinho Merlot branco existe e sua produção acontece em larga escala, embora poucos saibam. Para que você compreenda com clareza, vamos explicar com mais propriedade. Vamos lá.

A uva Pinot Noir, por exemplo, é uma cepa utilizada para a produção de champagne e de espumantes. No momento da fermentação, a polpa da uva não entra em contato com a casca, já que elas são separadas. Vale lembrar que, a responsável pela coloração do líquido é justamente a “pele” do fruto.

O resultado desse procedimento é um vinho branco, com alguns reflexos indicadores de que a bebida não é de uva branca.

Características

Um dos grandes produtores de Vinho Merlot branco é o Brasil. Na região da Campanha Gaúcha, o destaque vai para a vinícola Dunamis, localizada em Dom Pedrito. O Merlot branco deles é fino e seco, com 12% de teor alcoólico, além trazer coloração amarela, com breves reflexos alaranjados – traço que sugere a elaboração da bebida com uvas tintas.
Com intensidade boa, similar ao dos frutos brancos, é untuoso, tem bom corpo e relativa acidez. Por ser elaborado com uvas tintas, contém adstringência sutil, típica dos tintos (mesmo não havendo o contato com as cascas, as responsáveis pelos taninos).

Apresenta boa resistência, refrescância. Harmoniza muito bem com peixe, frango, risoto, massa e queijos.

Vinho singular, inclusive no preço, por conta de suas características. A garrafa sai em média por R$ 45,00. Vale a pena experimentar!

Continue acompanhando nossas postagens e conheça cada vez mais sobre o universo da enologia e as dicas sobre! Inscreva-se no caminhosevinhos.com para receber as novidades diretamente em seu e-mail, gratuitamente. Participe também do nosso Clube do Vinho, em nossa fanpage. Será um prazer tê-lo sempre conosco.

Um grande abraço, e tim-tim pra você!

Tags
Mostre mais

Cris Oliveira

Cris Oliveira, Empreendedora Digital, Entusiasta da Enologia, Especialista em Língua Portuguesa, Blogueira.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Close