AustráliaVinhos pelo Mundo

Vinho Australiano é bom?

Vinho Australiano é bom e ganhou reconhecimento pela sua excelência nos últimos anos. A Austrália é um país de grande diversidade e que, nos últimos anos, tem produzido vinhos de altíssima qualidade e que competem no cenário mundial igualmente com os renomados rótulos oriundos especialmente da Europa. Saiba mais aqui neste artigo. Vamos lá!

Vinho Australiano é bom

Vinho Australiano é bom e possui uma diversidade de rótulos que impressiona – são mais de 2400 rótulos produzidos por 7 regiões vitivinícolas em todo o país. Tais números são resultantes de muito investimento tecnológico e estudo por parte dos produtores que hoje, inclusive, dão cursos e palestras sobre vinhos no mundo inteiro.

Produzidos com uva Shiraz

O vinho australiano é produzido, basicamente, com a uva Shiraz, como é chamada na terra dos cangurus. Conhecida também como Shirah, é uma das cepas cujo cultivo remonta à Antiguidade.

Yellow Tail Shiraz Vinho Australiano

Características da Shiraz

Uva tinta, de coloração vermelho exuberante e intenso, denota uma quantidade significativa de taninos. Equilibrada, de maturação tardia, envelhece até meio século, o que garante uma qualidade exemplar à bebida.

Resiste muito bem às pragas, adapta-se em diferentes solos e cresce bem em climas quentes – por isso, seu plantio em regiões da África do Sul, da Argentina, do Chile e dos Estados Unidos.

Em virtude de sua aderência, seu aroma também pode apresentar algumas variações. Na França, apresenta toques de especiarias; já as de origem australiana, têm aroma e sabores de frutas mais maduras escuras, como ameixa, cereja e amora.
Acidez e doçura também seguem o mesmo padrão: dependem da região de cultivo. A de origem estadunidense tente a ser mais doce e menos ácida.

Vinho Australiano

Apresenta densidade, é extremamente frutado e maduro, mas com menor quantidade de taninos, quando os comparamos aos europeus produzidos a partir da mesma casta. Um dos mais renomados da região é o Penfolds Grange Hermitage, desenvolvido ainda nos anos de 1949. Elaborado com 90% de Shiraz e 10% de Cabernet Sauvignon, ganhou destaque mundial em 1955, e foi eleito como um dos 12 melhores do mundo, em 1999.

Penfolds Grange Hermitage melhor vinho australiano

Domaine Tournon Mathilda Shiraz 2013

Para quem quer apreciar um, uma boa pedida é o. Maduro, com toques concretos, apresenta perfeita combinação de fruta macia e frescor. Com teor alcóolico de 14%, deve ser degustado em temperatura entre 14°C e 16°C. Pronto para consumo tem prazo de validade indeterminado. O preço médio é de R$ 145,00, já com as taxas inclusas.

Uma curiosidade do Domaine Tournon Mathilda Shiraz é que em tem suas informações em braile.
Uma curiosidade do Domaine Tournon Mathilda Shiraz é que em tem suas informações em braile.

Que tal degustar vinho australiano e descobrir que maravilha ele é? Os vinhos australianos surpreendem pela qualidade e pelo vigor e são concorrentes diretos dos europeus, com preços bem menores. Experimente e compartilhe sua opinião conosco!

Um grande abraço, e tim-tim pra você!

Avatar de Cris Oliveira
Cris Oliveira, Empreendedora Digital, Entusiasta da Enologia, Especialista em Língua Portuguesa, Blogueira.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *