Uvas

Shiraz ou Syrah: que uva é essa?

Shiraz, também conhecida como Syrah, é uma das mais antigas variedades de uvas de que se tem conhecimento. Embora seja muito cultivada no sul França, ganhou notoriedade a partir dos anos 1940, quando passou a ser largamente plantada nas regiões vitivinícolas da Austrália, onde se produz alguns dos melhores vinhos do mundo. Saiba mais sobre essa cepa neste artigo. Vamos lá!

Uva Syrah: conheça tudo a respeito.

Origem da uva Syrah ou Shiraz

Syrah, Shirah ou Shiraz é uma das cepas cujo cultivo remonta à Antignuidade. Alguns especialistas acreditam que ela tenha aparecido primeiramente na Sicília, sul da Itália. Outros compartilham da ideia de que a uva seja proveniente da cidade de Shirah – atual Irã (daí o nome dela). No entanto, a versão mais aceita no mundo enólogo é a de que se trata de uma variedade genuinamente francesa.

De uma forma ou de outra, o que sabemos ao certo é que, foi no vale do Rhône, sul da França, que a espécie encontrou condições ideais para se desenvolver.

Hoje, ela é representa a 10ª uva mais cultivada no mundo inteiro, repleta de personalidade. Saiu do Velho Mundo e adaptou-se em solos de todo o planeta.

Características da Shiraz

Uva tinta, de coloração vermelho exuberante e intenso, denota uma quantidade significativa de taninos. Muito equilibrada, de maturação tardia, envelhece até meio século.

Resiste muito bem às pragas, pode ser cultivada em diferentes solos e cresce bem em climas quentes – por isso, o plantio intenso na África do Sul e na Austrália.

Em virtude de sua aderência, o aroma também pode apresentar variações. Na França, apresenta toques de especiarias; já as de origem australiana, têm aroma e sabores de frutas mais maduras escuras, como ameixa, cereja e amora. A depender da região vinícola, acidez e doçura também variam.

Vinhos Shiraz

São encorpados, densos, intensos em cor e sabor. Apresentam, assim como a uva, variações de acordo com o local onde são elaborados. Têm preços bastante acessíveis e prazos de validade indeterminados, devido ao seu grau de envelhecimento.

Harmonização Vinho Shiraz

Harmonizam muito bem com assados de sabor intenso, como é o caso do cordeiro. Vai bem com carne bovinas, aves, massas e queijos.

Experimente Cruz Del Sur Syrah 2016

Cruz Del Sur Syrah 2016 é uma excelente pedida para degustação. Produzido em Mendoza, esse argentino tem coloração vermelho-claro, aroma de frutas vermelhas, leveza. Com taninos redondos e paladar leve. Vinho bom e barato, tem preço médio de R$ 28,00. Descomplicado, é ideal para o dia-a-dia.

cruz del sul syrah shiraz malbec

 

Avatar de Fernando Kobaia
31 anos, Empreendedor digital, escoteiro, escritor, coordenador de SEO, entusiasta de novas tecnologias e amante de vinhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *