Receitas

Sagu de vinho tinto: como fazer?

Sagu de vinho tinto é uma sobremesa tipicamente brasileira, de baixo custo, e que agrada muito a todos os paladares, inclusive dos mais exigentes. À base de mandioca, pode ser servido em qualquer ocasião. Aprenda como fazer e arrase no seu cardápio!

 Sagu de vinho tinto: como fazer

Primeiro Passo

O primeiro passo é separar todos os ingredientes necessários para preparação da guloseima. Para fazer sagu de vinho tinto, você vai precisar de:

  • Duas xícaras de sagu de mandioca;
  • 1,5 litro de água;
  • 1 ½ xícara de açúcar;
  • 1 garrafa de vinho tinto seco (embora a escolha possa ser de acordo com a sua preferência, o Merlot cai muito bem no preparo da sobremesa, mas se não tiver, use um de qualidade);
  • Canela em pau;
  • Cravo-da-índia.

Dica: eu costumo acrescentar 150 ml de suco de uva natural para intensificar o sabor.

Segundo Passo

O segundo passo é seguir para o preparo. Lave o sagu e, depois, deixe-o de molho por 20 minutos. Depois, escorra para retirar a goma e reserve.

Em seguida, em uma panela grossa, coloque a água, espere ferver e acrescente o sagu. Deixe cozinhar em fogo médio, por aproximadamente 15 minutos. Mexa sempre para que não grude no fundo.

Quando as bolinhas já estiverem transparentes, retire a panela do fogo, escorra o sagu mais uma vez, para eliminar outra vez o excesso de goma. Reserve.

Em outra panela, coloque o açúcar, o vinho tinto, o suco de uva (caso opte pelo acréscimo), a canela e os cravos (parcimônia aqui para que não fique muito picante). Mexa tudo e deixe cozinhar por mais 15 minutos.

Outra dica: substitua o cravo por uma colher de chá de gengibre ralado.

Experimente a intensidade da doçura e ajuste se necessário. Para quem não curte o uso o uso açúcar branco, é possível substitui-lo por adoçante culinário, sempre na mesma proporção indicada na receita.

Retire os cravos e a canela e transfira a sobremesa para um refratário coberto por plástico filme. Leve à geladeira por 3 horas e sirva bem geladinho.

Sagu de vinho tinto

Se desejar dar mais cor e graça ao sagu de vinho tinto, sirva-o em taças pequenas com creme de baunilha. Faz um sucesso danado!

Sagu de vinho tinto é delicioso, de baixo custo e fácil de fazer. Aliás, o preparo não requer mais do que uma hora. Aproveite e coloque em prática essa receita com vinho e conte pra gente o resultado!

Avatar de Cris Oliveira
Cris Oliveira, Empreendedora Digital, Entusiasta da Enologia, Especialista em Língua Portuguesa, Blogueira.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *