Receitas

Receita vinho quente e quentão

Receita de vinho quente ou conhecido como quentão é fácil de fazer, tem custo bem baixo e pode ser servido para além das tradicionais festas juninas. Para quem não sabe, trata-se de uma bebida cuja origem remonta à Antiguidade. Os gregos, para garantirem o armazenamento do vinho por mais tempo, acrescentavam-lhe especiarias – cravo, canela, cardamomo -, o que ajudava a garantir uma durabilidade maior. Vale lembrar que, naquela época, o líquido não era guardado em garrafas lacradas. Vamos ao que interessa!

Receita de vinho quente

Nível: fácil
Tempo de preparo: 25 minutos, aproximadamente.
Serve bem até 6 pessoas.

Ingredientes do quentão

  • 1 garrafa (750ml) de vinho tinto seco (mas você pode optar também por um Cabernet Sauvignon ou Merlot);
  • 1 copo de suco de laranja (200 ml);
  • Suco de 1 limão;
  • 1 maçã picada;
  • de 8 -10 cravos da índia;
  • 1 xícara de açúcar;
  • 3 paus de canela;
  • 2 colheres de chá de gengibre ralado.

Como preparar

Coloque todos os ingredientes em uma panela grande e aqueça em fogo baixo durante 25 minutos, sempre mexendo para que não o açúcar não queime no fundo e se dissolva completamente. Quando começar o processo de evaporação, e sentir que todos os ingredientes se misturaram, já está prontinho para ser servido!

Quentão

Dica: beba sempre em dias frios, independente de ser época festiva, o vinho quente ajuda a aquecer o organismo!

Uma informação final: para quem não sabe, o vinho é conhecido no nordeste do Brasil como  Quentão. Trata-se de uma variação que surgiu em virtude da escassez do vinho na região e da abundância da cachaça. Se quiser apreciar, basta substituir o vinho por uma pinga de alta qualidade.

Tags
Mostre mais

Fernando Kobaia

26 anos, Empreendedor digital, escoteiro, escritor, especialista em segurança da informação, entusiasta de novas tecnologias e amante de vinhos.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *