Uvas

Pinot Noir: que uva é essa?

Origem

Pinot Noir é uma uva tinta, cuja casta tem origem francesa. Inicialmente cultivada na região de Borgonha, está entre as mais antigas – há documentos que apontam para um cultivo anterior a 150 a.C.

Produtora de alguns dos rótulos mais elegantes de que se tem conhecimento no mundo, gerou uma família de uvas, dentre elas a Pinot Gris e a Pinot Blanc, ambas brancas. E, estudos recentes demonstraram que 16 castas são oriundas da variedade, com destaque para a Chardonnay, a Gamay, a Muscadet e a Malbec.

Características

Os cachos das videiras são pequenos, assim como os bagos que possuem coloração violeta profunda. Também são redondos, delicados e de casca muito fina.  Com florescimento e amadurecimento precoces, pedem clima fresco e equilibrado.

Extremamente delicada, não se adapta a qualquer geologia, geografia ou clima.  Por esse motivo, não é encontrada tão facilmente.

Pinot Noir brasileira

Embora cultive-se no Brasil, a adaptabilidade é complexa, em virtude da diversidade climática. Fixou-se bem no Rio Grande do Sul – onde algumas vinícolas produzem a casta – e certas localidades de Santa Catarina.

Curiosidade: apesar de tinta, é com ela que são feitas os champagnes.

Vinho Pinot Noir

O aroma passa pelas frutas vermelhas, pelos florais e pelas especiarias. Com o tempo de guarda, ganha um sutil toque amadeirado. Possui a coloração mais clara dentre todos os tintos. Alguns são mais frutados e simples, sem madeira. Ideais para irem à mesa em temperatura em torno de 12ºC.

Harmonização

Ideal para comidas típicas francesas como coelho na mostarda. Cai muito bem com carne lentamente cozida com legumes. Pode ser servido com carne assada e/ou grelhada, vegetais cozidos, risotos, alguns peixes de sabor acentuado, como atum e salmão, e queijos de massa mole.

Carmen Premier 1850 Pinot Noir 2016 – Viña Carmen

Produzido em Vinã Carmen, no Chile, é um tinto elaborado com uvas selecionadas manualmente, o que resulta em uma bebida com valor um pouco acima da média para esse tipo de casta. Cabe ressaltar que se trata de uma variedade bastante rara na região, algo que encarece ainda mais o valor da garrafa. Um rótulo com 375ml custa em média R$ 50,00. Mas vale o investimento.

Experimente um vinho Pinot Noir e depois compartilhar a experiência conosco!

Vinho Uva Pinot Noir Carmen Reserva Premier

Continue acompanhando nossas postagens e conheça cada vez mais sobre o universo da enologia e as dicas sobre! Inscreva-se no caminhosevinhos.com para receber as novidades diretamente em seu e-mail, gratuitamente. Participe também do nosso Clube do Vinho, em nossa fanpage.  Será um prazer tê-lo sempre conosco.

Um grande abraço, e tim-tim pra você!

Tags
Mostre mais

Cris Oliveira

Cris Oliveira, Empreendedora Digital, Entusiasta da Enologia, Especialista em Língua Portuguesa, Blogueira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *