Dicas

O que fazer com rolhas de vinho?

Para os apreciadores de vinho, não basta apenas degustar a maravilhosa bebida dos deuses, é preciso aproveitar tudo: bebida, garrafa e até mesmo rolhas. Em verdade, podemos aproveitar tudo, e em tempos de reuso, reaproveitar todos os elementos que podem ser de alguma forma agressores do meio ambiente é mais do que uma boa pedida, não é verdade?

Por exemplo, usar garrafas para fazer luminárias ou mesmo suporte para flores é bastante comum. Mas, o que fazer com rolhas de vinho? Pois bem, elas podem ser usadas na produção de muitas peças decorativas, divertidíssimas, e que ainda ajudam a dar um tom de enologia ao ambiente.

Neste artigo, apresentamos algumas ideias bem bacanas para que você possa despertar a sua criatividade e saber exatamente o que fazer com rolhas de vinho. Vamos lá?

5 ideias para o que fazer com rolhas de vinho

Na decoração de paredes

Usar na decoração das paredes pode ser uma grande pedida para criar uma área destacada em sua casa, especialmente se a região for destinada à adega ou à cristaleira. Junte o máximo que puder, meça o local, e cole cada uma das peças com cola de contato, para que a fixação seja eficiente. Abuse na disposição para criar formas geométricas.

O que fazer com rolhas de vinho
Abuse na disposição das peças na parede.

Na composição de quadros decorativos

Já para quem possui poucas e não abre mão de dar aquele toque enófilo à casa, que tal compor quadros decorativos?  Aqui, a imaginação pode correr solta e resultar em peças belíssimas. É possível criar quadros com desenhos dos mais variados, usando material que não passaria de lixo.

O que fazer com rolhas de vinho
Rolhas podem ser usadas para composição de quadros decorativos.

Para fazer porta-chaves

Não tem lugar para pendurar as chaves da casa nem as dos veículos? Aproveite aquelas rolhas que estão esquecidas no fundo da gaveta e ponha a mão na massa. Faça um porta-chaves diferente. Além de útil, ainda ajuda a impressionar os amigos que vão te visitar, afinal, trata-se algo único, não é verdade?

O que fazer com rolhas de vinho

Vasinhos

A grana está curta para comprar peças decorativas e o ambiente ficou sem graça? Saiba que é possível fazer vasinhos decorativos com rolhas de vinho sem gastar quase nada. Você pode usar potes de vidro que estão ocupando espaço no armário e transformá-los em objetos únicos para deixar a sua casa mais bonita. E isto a um custo praticamente zero.

O que fazer com rolhas de vinho
Vasinhos feitos com rolha de vinho dão um charme especial ao ambiente.

Suporte para taças

Não tem onde deixar as taças bem acomodadas e morre de medo que elas quebrem? Que tal então investir em um suporte de taças no estilo DIY (da sigla inglesa Do It Yourself ou ‘faça você mesmo’). Aqui serão necessários pares de rolhas. Elas devem ser coladas em uma base já afixada na parede destinada ao suporte (ou pregadas com um prego fino), com uma distância de um centímetro entre uma e outra. O resultado certamente vai surpreender!

Viu como é fácil? Existem muitas outras possibilidades do que fazer com rolhas de vinho, basta que solte a imaginação. Além de aproveitar materiais que antes eram lixo, cria peças lindas, únicas e deixa o ambiente com aquele toque especial típico dos amantes de vinho.

 O que fazer com rolhas de vinho

Avatar de Cris Oliveira
Cris Oliveira, Empreendedora Digital, Entusiasta da Enologia, Especialista em Língua Portuguesa, Blogueira.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *