Uvas

Malbec: que uva é essa?

A uva Malbec, também conhecida como Auxerrois ou Côt, é originária do sudoeste da França, especificamente da região de Cahors, próximo de Bordeaux. Atualmente, é conhecida por ser uma das mais produzidas em Mendoza, na Argentina. A cepa que produz um dos vinhos mais consumidos pelos brasileiros, dispõe de características marcantes que torna a bebida bastante especial. Saiba mais nesse artigo. Acompanhe!

Malbec: que uva é essa?

Origem

A uva Malbec, segundo uma lendária história que não se prova, teria sido plantada na região de Cahors por um camponês húngaro de nome Malbek, responsável pelo trato de viveiros de plantas. Posteriormente, a cepa fora levada para Bordeaux onde a produção intensificou-se. Com o tempo, o nome acabou ajustado para grafia tal como conhecemos hoje.

Características

De tamanho médio e formato cônico, traz bagos médios em formas esféricas. Apresenta coloração preto-azulado e tem polpa bem macia.

Uva Malbec

Malbec Argentina

A cepa ganhou notoriedade mundial quando passou a ser produzida em larga escala em Mendoza, na Argentina. E por que se tornou tão poderosa em relação à francesa? Em virtude de um conjunto de elementos: condições climáticas, geográficas e geológicas.

Além disso, a chave do sucesso pode ser traduzida em uma palavra: investimento. Tanto em estudos quanto tecnologias, especialmente a partir dos anos 1990. Tudo para que a produção vitivinícola se expandisse e resultasse em uma uva – e vinho – de altíssima qualidade e apreciados no mundo inteiro.

Curiosidade: Sabe como a Malbet foi parar no país de “Los Hermanos”? Em meados do século XIX, aconteceu um ataque da praga filoxena às vinícolas de Bordeaux, que praticamente eliminou toda a produção vitivinícola da época. A variedade então (assim como outras) foi levada à Argentina pelo enólogo Michel Aimé Pouget, a pedido do visionário argentino Domingos Faustino Sarmiento que investiu agressivamente no plantio da uva. Assim, iniciou-se um cultivo que prosperou pelos motivos que já elencamos antes.

Vinho Malbec

De coloração intensa – passa pelo vermelho profundo chegando ao violeta intenso. O aroma é frutado de ameixa, cassis, cerejas escuras, figos e violetas.
Alguns exemplares possuem notas picantes de anis, baunilha, cacau, café e tabaco. Quando envelhecem em carvalho ganham notas de couro.
Com textura agradável e aveludada, é bem estruturado e tem sabor muito agradável.

Vinho Malbec Miradores Luigi Bosca

Harmonização

Harmonizam muito bem com carnes vermelhas preparadas com especiarias, aves. Os rosés vão bem com peixes e frutos do mar. Vão bem com massas e queijos.

Norton King Malbec 2015

vinho malbec king mendonza argentina

Com teor alcóolico de 14%, é produzido na região de Luján de Cuyo pela Norton, a temperatura de serviço é deve ser de 18°C. A garrafa de 750 ml, 50% do vinho passa por afinamento em barricas de carvalho francês, por 12 meses; seis meses em garrafa.

O rótulo custa em média R$ 50,00.

Que tal experimentar um vinho Malbec e depois compartilhar a experiência com a gente?

Avatar de Cris Oliveira
Cris Oliveira, Empreendedora Digital, Entusiasta da Enologia, Especialista em Língua Portuguesa, Blogueira.

1 thought on “Malbec: que uva é essa?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *