Brasil

Conheça 5 pontos nacionais para viagens enoturísticas

Você sabia que o Brasil possui ao longo de seu território mais de 20 locais de produção de vinho nacional? E que essas bebidas são de extrema qualidade, sendo premiadas até mesmo fora do país? Para quem não conhece, a maior parte dos vinhedos brasileiros está concentrada no sul do país, mas não são exclusivos da região. Quer saber mais sobre esse assunto e programar viagens de enoturismo? Então, continue lendo esse artigo e conheça cinco destinos turísticos em viagens promocionais aéreas para você que ama vinho e quer saber mais sobre a fabricação dessa bebida.

1. Vale dos Vinhedos

O clima frio da região Sul é propício para um bom cultivo de uvas e boa degustação de vinhos o ano todo. O Vale dos Vinhedos fica localizado na Serra Gaúcha a cerca de 120 Km de distância de Porto Alegre e chama muita atenção dos enoturistas.
A região do Vale abriga aproximadamente 30 vinícolas, desde negócios familiares até grupos internacionais. Diversas vinícolas estão abertas aos visitantes e permitem que os turistas passeiem com guias pelas parreiras e pelas etapas de produção da bebida, inclusive degustando dos vinhos.

2. Vale do São Francisco

Totalmente o oposto do Vale dos Vinhedos, o Vale do São Francisco, como o nome já diz, fica no Nordeste brasileiro. Apesar de apresentar clima tipicamente tropical, o local está ganhando visibilidade e importância como produtora de vinho e referência no turismo voltado para a bebida.
A área que abrange o sertão de Pernambuco e o norte da Bahia comporta 7 vinícolas e atrai inúmeros turistas durante o ano. Algumas vinícolas já abrem suas portas para visitantes conhecerem os processos de produção bem como o de engarrafamento da bebida.

vale sao francisco vinho

3. Roteiro do Vinho

Localizado na cidade de São Roque no estado de São Paulo, o Roteiro do Vinho é formado por restaurantes, adegas, pousadas e, claro, vinícolas. A entrada nas vinícolas é livre e gratuita, mas também são oferecidos passeios guiados que tem um valor a ser pago a parte.
A colheita das uvas é realizada nos meses de janeiro e fevereiro e pode ser acompanhada pelos turistas interessados. Durante o inverno, é recomendada a visita para a degustação dos vinhos produzidos nessa região.

4. Vinícola Salton

O vale do Rio das Antas, localizado na Serra Gaúcha, abriga a vinícola Salton. O local oferece ao público programas de turismo rural, os quais são coordenados por enólogos, proporcionando uma experiência única para os visitantes.
A vinícola oferece três roteiros de visita pela propriedade: Tour Intenso, Tour Gerações e Roteiro Fascínios de Vindima.
O primeiro, com duração de duas horas, oferece a oportunidade de conhecer os vinhedos, o labirinto e acompanhar o engarrafamento das bebidas.
O segundo tour, possui duração maior, de duas horas e meia e, além de conhecer os vinhedos, o visitante tem a oportunidade de ver os tanques de fermentação e outros pontos da vinícola.
Já o Roteiro Fascínios de Vindima dura o dia inteiro e inclui almoço na vinícola, visitação, degustação e pisa das uvas.

5. Festa da Uva

O município de Jundiaí está entrando cada vez mais no mapa de turismo enólogo brasileiro. A área já conta com 20 adegas que produzem as mais diversas variedades de vinhos – brancos, tintos, rosés, secos, suaves. A produção nesse local teve início com a chegada de imigrantes italianos no século XIX e, hoje em dia, está de portas abertas para receber turistas de todo o país.
Todos os anos a cidade realiza a Festa da Uva no mês de fevereiro. Esse evento ajuda na popularização da produção de vinho na região que, durante os dias de festa, as vinícolas podem expor seus produtos.
O que achou desses cinco locais para conhecer mais sobre os vinhos brasileiros? Já visitou algum deles? Deixe o seu comentário abaixo.

Avatar de Fernando Kobaia
31 anos, Empreendedor digital, escoteiro, escritor, coordenador de SEO, entusiasta de novas tecnologias e amante de vinhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *