Uvas

Chardonnay: que uva é essa?

Chardonnay que uva é essa de maior reconhecimento no mundo todo? Com relevância comparada à da Cabernet Sauvignon, ela é a rainha dos brancos. Oriunda da tradicional região de Borgonha, na França, produz uma das bebidas mais elegantes e imponentes do planeta: a champagne. Sabia mais sobre neste artigo. Continue acompanhando!

Chardonnay: que uva é essa?

Origem

Pertencente à família das Vitis viníferas, sua casta é originária de Borgonha, famosa região vinicultora na França. Também conhecida como aubainebeaunoismelon blanc e pinot chardonnay, é fruto do cruzamento natural entre a Pinot Noir e a casta Gouais Blanc. Seu nome é uma referência ao vilarejo próximo de Uchizy, onde foi cultivada desde o século XVI.

Características

Mais famosa uva entre as brancas, pode adquirir diferentes características, conforme a região onde é cultivada e vinificada. É encontrada em praticamente em todo o mundo, já que é bem adaptável às diversidades climáticas e geográficas. Em função disso, é vista nos 4 cantos do planeta, com destaque para França (por razões óbvias), Califórnia, África do Sul, Austrália, Chile, Nova Zelândia e Brasil.

vinho branco chardonnay

Versátil – já que absorve o terroir local, apresenta aromas que vão do frutado ao cítrico, do floral ao amanteigado, chegando até mesmo ao amadeirado, a depender de onde se der o plantio.

Produz uma diversidade de vinhos brancos, assim como espumantes. Mas costuma ser lembrada mesmo no que tange à elaboração da maravilhosa champagne.

Curiosidade: o quinto melhor espumante do mundo, de acordo com a Associação Mundial de Escritores e Jornalistas de Vinhos e Destilados, em 2017, é brasileiro! Estamos falando do Moscatel, da Casa Perini, elaborado na Serra Gaúcha. O rótulo custa em média R$ 40,00.

Vinho Chardonnay

Demonstram os mais variados estilos: podem ser leves e neutros, ou mais encorpados e longevos.  Podem ser espumantes ou vinhos de sobremesa.

Que tal experimentar o espumante Moscatel, da Casa Perini, e depois compartilhar a experiência com a gente?


Continue acompanhando nossas postagens e conheça cada vez mais sobre o universo da enologia e as dicas sobre! Inscreva-se no caminhosevinhos.com para receber as novidades diretamente em seu e-mail, gratuitamente. Participe também do nosso Clube do Vinho, em nossa fanpage.  Será um prazer tê-lo sempre conosco.

 

Um grande abraço, e tim-tim pra você!

Tags
Mostre mais

Fernando Kobaia

26 anos, Empreendedor digital, escoteiro, escritor, especialista em segurança da informação, entusiasta de novas tecnologias e amante de vinhos.

2 thoughts on “Chardonnay: que uva é essa?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *