BrasilVinhos pelo Mundo

Existe vinho brasileiro bom e barato?

Todo mundo sabe que existe hoje uma variedade de vinhos impressionante, dentre os quais os mais cobiçados costumam ser os de procedência internacional. No entanto, o preço deles em geral é astronômico, o que dificulta para muitos a apreciação de maior variedade de rótulos, confira nossa opinião sobre se vinho brasileiro bom e barato.

Diante disso, fica sempre a pergunta: será que existe vinho brasileiro bom e barato? A resposta que para muitos poderia ser negativa, deve ser respondida com um grande e sonoro SIM, existe. E o melhor de tudo: para nosso orgulho, ele ainda foi classificado entre os 5 melhores do mundo, em sua categoria. Pois bem, conheça qual vinho brasileiro é bom e barato!

Espumante Moscatel, uma ótima opção de vinho brasileiro bom e barato

Produzido no Rio Grande do Sul, o Espumante Moscatel, produzido pela Casa Perini, foi eleito recentemente pela revista WRW&S (Ranking Mundial de Vinhos e Bebidas Alcóolicas), especializada no assunto, o 5º. melhor vinho do mundo. Vale reforçar que ele já tinha obtido medalhas de ouro em duas importantes competições: na Grande Prova de Vinhos Brasil, edição 2016, e na Denver International Wine Competition, 2016. Também foi eleito como um dos melhores da categoria, em 2014 e 2014, pelo Guia Adega, com nota superior a 85 pontos (as notas são dadas de 0 a 100 pontos).

Quais critérios para alcançar esta posição?

Para se chegar a este ranking, são realizados levantamentos de quais concursos o vinho participou e quais foram as avaliações recebidas por ele. Os especialistas analisam qualidades como cor, aroma, sabor, harmonização, volume, textura e, para cada um desses itens, são conferidas notas. Conforme a relevância do evento, maiores são as notas recebidas por cada rótulo. Somente em 2017, foram analisados mais de 700.000 vinhos, e o espumante brasileiro alçou nada menos que o 5º. lugar. Um grande feito, já que ele desbancou outros exemplares cuja tradição está para mais de um século.

Casa Perini

Fundada em 1970, por Benildo Perini, na cidade de Farroupilha, a Casa Perini é a ampliação de um negócio inicialmente familiar, cuja história teve início com o pai do empresário, João Perini, em 1929, descendente direto de imigrantes italianos. Hoje a casa é uma das mais representativas das regiões produtoras vinícolas do país.

 CaracterísticasMoscatel Casa Pirini Vinho Brasileiro bom e Barato

De coloração levemente amarelada, possui reflexos prateados e perlage insistente. Seu aroma é imbuído de flores e de frutas, tais como o pêssego. De textura agradável, em virtude das bolhas, tem doçura balanceada, com frescor da uva moscato.

Harmoniza muito bem com pratos que levam carne suína preparados com geleias; com vegetais caramelados (aposte na abóbora e na batata. Ideal para sobremesas.

A graduação alcóolica fica na casa dos 8%, o que o torna leve. Pode ser encontrado nas versões de 375ml e 750ml.

 Mas, afinal, quanto custa a garrafa?

Aqui é que fica melhor ainda a apreciação do Espumante Moscatel. A garrafa, na versão de 750ml, sai por R$ 43,50 (em média). Se comprado diretamente no site do produtor, é possível desembolsar menos ainda: R$ 39,90.

Um grande abraço e tim-tim pra você.

Avatar de Cris Oliveira
Cris Oliveira, Empreendedora Digital, Entusiasta da Enologia, Especialista em Língua Portuguesa, Blogueira.

Artigos relacionados

5 thoughts on “Existe vinho brasileiro bom e barato?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *