Dicas

Dicas de vinhos para tomar no calor

Nos dias de calor intenso, típicos de diversas regiões brasileiras, costumamos abrir mão de degustar vinhos para apreciar outras bebidas. Contudo, saiba que há exemplares brancos e, inclusive tintos mais suaves, os quais podem ser servidos geladinhos, e são ideais para dias mais quentes. Confira nossas dicas de vinhos para tomar no calor e vá preparando a sua adega!

Confira agora as dicas de vinhos para tomar no calor

Brancos

Por sua leveza, suavidade e frescor são considerados ideais para dias mais quentes. Experimente:

  • Sauvignon Blanc: Harmoniza bem com saladas, peixes assados e queijos de cabra.
  • Chardonnay: Para os mais ousados que apreciam a bebida à beira da piscina, investir em um cai muito bem. Harmoniza com petiscos, saladas com frutas e até mesmo carnes brancas.
  • Riesling: produzido a partir de castas menos jovens, é aromático, sensível, elegante. Com notas florais, seus sais minerais se destacam ao fundo. Harmoniza com carnes brancas de maneira geral, queijos e risotos mais leves.
  • Chenin Blanc: com notas de avelãs, damasco e pêssego, é muito refrescante. Harmoniza excelentemente com peixes, frutos do mar e carne suína.
  • Pedro Ximénez: vinho licorado cujas notas de uvas passas equilibram frescor e acidez devida. Ótimo para saladas, pudins, tortas.

Tintos

Já para quem não abre mão de um bom tinto, há uma seleção na qual é possível investir, sem medo de errar!

  • Pinot Noir: por possuir aroma frutado e notas de especiarias, mantém acidez refrescante dos terrosos. Vai muito bem com peixes, carnes vermelhas, e queijos mais magros.
  • Valpolicella: muito aromático, com toques de frutas secas e doces, acompanham perfeitamente aves com molhos de ervas, pratos à base de frutos do mar e saladas.
  • Cabernet Franc: originário do Vale do Lore, na França, oferece leveza e frescor, assim como intensidade necessária para um tinto. Harmoniza com carnes vermelhas assadas, carnes brancas e risotos mais leves.

Rosés

vinho rose bretz Portugieser rose

Por fim, para os que não abrem mão da cerveja, que tal experimentar o Rosé Portugieser? Apresenta a acidez da cervejinha e harmoniza muito bem com os petisquinhos.

Veja que há sim uma variedade de dicas de vinhos para tomar no calor. Aproveite o clima quente, e saia da rotina, apreciando a bebida dos deuses! Ah, depois de experimentar, compartilhe conosco sua experiência!

Avatar de Cris Oliveira
Cris Oliveira, Empreendedora Digital, Entusiasta da Enologia, Especialista em Língua Portuguesa, Blogueira.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *