Dicas

Como abrir garrafa de vinho sem usar saca-rolhas

Tudo pronto para a hora tão esperada: degustar aquele vinho que vem sendo namorado há bastante tempo. E você não se esqueceu de nada para esse momento magnífico: aprendeu a escolher taças de vinho corretamente, estudou como degustá-lo, entendeu qual temperatura correta para servi-lo. Pois bem. Só que, de repente, não mais que de repente, deu-se conta de que não tem um saca-rolhas à mão (nem em casa e o vizinho está em temporada de férias). E para completar, o rótulo tão desejado não é daqueles com tampa de rosca. Nada pior para o momento poderia acontecer, não é verdade? E agora, como abrir garrafa de vinho sem usar saca-rolhas?

E o que fazer em uma situação dessas? Afinal, precisamos considerar todos os prováveis e improváveis no momento da degustação.

Além de saber como abrir garrafas de vinho corretamente, também é preciso usar criatividade em casos em que não temos um objeto específico como na retirada de rolhas.

4 dicas de como abrir garrafa de vinho sem usar saca-rolhas

Com sapato

Achou que não leu direito? Fiquei tranquilo, pois quando nós aqui do caminhosevinhos.com soubemos disso (e testamos!), tivemos a impressão de que alguma coisa estava errada. Circulam vários vídeos na internet ensinando como abrir garrafa de vinho sem usar saca-rolhas, e uma maneira inusitada (diga-se de passagem) foi justamente esta: usando um sapato de solado fino, porém macio.

Para funcionar, primeiro, é preciso retirar o lacre da garrafa. Em seguida, selecionar um sapato que tenha um solado fino (sapatênis é uma opção). Por fim, certifique-se de que parar de bater antes que a rolha se desprenda completamente, para que o líquido não vá para o ralo, literalmente.

Com parafuso, chave de fenda e martelo

Com estes apetrechos, realmente ninguém vai ficar na mão, não é mesmo? Quem não tem um parafuso e chave de fenda em sua casa? Prático, eficaz (mesmo) e não faz sujeira (o melhor de tudo).  Primeiro, rosqueie, com a ajuda da chave de fenda, o parafuso na rolha como se fosse fazê-lo normalmente na parede, por exemplo. Vá até sentir que atingiu a metade da rolha. Em seguida, com a ajuda do martelo, puxe o parafuso. Ela sairá facilmente.

Com caneta e avental

Com dois itens mais simples impossível: você precisa de uma caneta e um avental de cozinha. No entanto, vamos combinar que aqui precisaremos da prática dos chefes que inventaram essa técnica. Pressione a rolha para dentro da garrafa com a ajuda da ponta da caneta. Depois, pegue e ponta do avental, enrole de modo que entre no rótulo. Gire a garrafa até que rolha e tecido estejam presas no gargalo. Puxe o avental e a rolha sairá como se tivesse sofrido muita pressão.

Viu como não é preciso desesperar-se por conta de um saca-rolhas? Com um pouco de criatividade (e também de jeito, né?), descobrimos como abrir garrafa de vinho sem usar saca-rolhas. Ah, depois de testar, compartilhe conosco sua experiência!

Avatar de Cris Oliveira
Cris Oliveira, Empreendedora Digital, Entusiasta da Enologia, Especialista em Língua Portuguesa, Blogueira.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *