Curiosidades

Conheça 8 benefícios do vinho para a sua saúde

Destaques

  • Benefícios do vinho
  • Desejo sexual
  • Calorias
  • Visão

Já sabemos que o vinho é uma das bebidas mais apreciadas pelas pessoas, e isso não é de hoje. De forma não tão lendária – há milhares de pesquisas realizadas mundo afora, por historiadores e enólogos – sobre o surgimento da bebida. Alguém, por acidente, teria se esquecido de uma vasilha com uvas amassadas e, estas, acabaram fermentando, o que posteriormente, originou o que seria “a bebida dos deuses”. A descoberta levou à produção do vinho que, aos poucos, sendo aprimorada por diferentes povos, especialmente os que viviam na região da atual Europa. O vinho tornou-se a bebida presente em todas as comemorações oficiais, festas religiosas e indispensável na mesa das pessoas. Agora, confira os 8 benefícios do vinho para a sua saúde.

Para além do prazer da degustação

Agora, aqueles que são apreciadores da bebida ainda podem contar com os benefícios do vinho que a ingestão de uma taça por dia podem oferecer para a saúde. Graças as substâncias encontradas na bebida, o vinho auxilia, entre outros, na eliminação de radicais livre e na proteção do sistema cardiovascular. Quer saber mais? Continue acompanhando!

Recomendação médica para os benefícios do vinho

Há pesquisas no mundo inteiro apontando sobre os benefícios da ingestão do vinho para a saúde. Veja: não estamos falando do consumo de uma garrafa inteira, nem da ingestão de qualquer tipo de vinho. Os médicos recomendam que um indivíduo adulto beba uma taça de vinho tinto todos os dias – algo equivalente a 200 ml/dia. Agora, lembre-se de que o elixir dos deuses contém álcool, beber indiscriminadamente acarreta problemas à saúde, portanto, beba com moderação.

  1. Protetor natural do organismo

    O vinho é um protetor natural para o organismo. De acordo com pesquisas realizadas pelo Instituto de Cardiologia do Hospital das Clínicas, em São Paulo, o consumo diário de uma taça de vinho reduz o risco de infecções bacterianas causadoras de doenças como úlceras, alguns tipos de câncer em até 11%. E não fica nisso apenas, ele ainda diminui o risco de aterosclerose, pois possui substâncias antioxidantes em sua composição, as quais combatem o colesterol ruim. Além disso, ainda promove o controle da pressão arterial, fazendo um bem danado para o coração.

  2. Fortalece os ossos e relaxa os vasos sanguíneos

    Quer evitar problemas como osteoporose e varizes? Pois bem. O segredo, de acordo com pesquisadores das universidades da Suécia e dos Estados Unidos, é ingerir duas taças de vinho tinto por dia (algo em torno de 250ml/350ml), especialmente, adultos acima dos 40 anos. O vinho contém resveratrol, substância presente no tanino, que pode ser entendida como uma proteína amiga do coração. Ela reduz a pressão arterial, relaxa os vasos sanguíneos, e combate a osteoporose.

  3. taça de vinho tinto

    Fertilidade

    Beber vinho regularmente ajuda na fertilidade, pelo menos é o que foi publicado recentemente pela revista científica Human Reproduction. Os cientistas descobriram que as mulheres que fazem a ingestão de uma taça de vinho diariamente demoram bem menos para engravidar do que as que não bebem regularmente. Os pesquisadores responsáveis pelo estudo, no entanto, não atribuem diretamente ao vinho o aumento da fertilidade, mas sim, ao fato de que o consumo moderado da bebida torna as pessoas mais propensas ao sexo. Além disso, pequenas quantidades de álcool presentes no sangue proporcionam o relaxamento, o que pode ter um efeito altamente positivo no sistema reprodutor feminino. Esse é um ótimo benefícios do vinho, né?

  4.  Engorda, mas nem tantoQue há diversos benefícios do vinho à saúde, já sabemos. No entanto, para alguns, a notícia pode não ser tão estimulante: ingerir vinho faz ganhar peso sim. Mas, dentre todas as bebidas alcoólicas, é a que tem o menor teor calórico, isto sempre, se for consumida com moderação e em baixa dosagem. Os vinhos, de maneira geral, possuem açúcar residual (açúcar que não se transforma em álcool durante o processo de fermentação). Por isso, quer seguir a recomendação médica e consumir uma taça de vinho por dia, sem ganhar peso? Fuja dos espumantes do tipo Moscatel, demi-sec ou doux. Também procure evitar os secos White Zinfandel, Riesling, Merlot, Malbec, Cabernet Sauvignon e Carménère, porque estes produzem mais açúcar durante a fermentação do que álcool. Confira como harmonizar essas opções.
  5. Vinho acalma

    Perde a paciência com facilidade? Sente-se irritadiço? Só de olhar para o lado tem vontade de gritar? Pois bem, não precisa sair correndo até a farmácia mais próxima para comprar uma cartela de calmante. Beber vinho, com moderação, conforme os pesquisadores da Universidade de Boston, acalma. O vinho, por suas propriedades relaxantes, tende a levar o indivíduo a ter mais controle das emoções, especialmente a partir dos 40 anos.

  6. Preserva a memória

    Se você está naquela fase do “vixe, esqueci o que vim fazer aqui”, repense os seus hábitos e passe a beber vinho com mais regularidade. O vinho auxilia na prevenção dos coágulos e reduz as inflamações dos vasos sanguíneos, que, conforme pesquisa realizada na Universidade do Arizona, estão diretamente ligados à memória. #Tomar uma taça de vinho tinto todos os dias!

  7. Dificuldades para enxergar

    Com a passagem do tempo, a capacidade da visão diminui, e isto é um fato entre todas as pessoas. A leitura fica complicada, enxergar a certa distância exige lentes especiais e por aí vai. Mas, se você quer preservar a sua visão por mais tempo, beba uma taça de vinho por dia! Sim, o vinho é a única bebida capaz de prevenir a degeneração da retina, minimizando, ainda, riscos de cegueira.

  8. Aumenta o desejo sexual

    De acordo com matéria publicada pelo The Journal of Sexual Medicine, aqueles que fazem a ingestão de duas taças de vinho todos os dias, apresentam maiores níveis de desejo e de satisfação sexual. Isto se deve ao fato de que o vinho produz um aumento na concentração sanguínea em determinadas áreas do corpo. Mas, veja, isto é especialmente para as mulheres. Porque, nos homens, embora o vinho auxilie na circulação sanguínea e no fortalecimento dos vasos, como o sangue não precisará fazer tanta “pressão”, pode haver um resultado negativo na performance sexual. Em outras palavras, problemas com a ereção.

Portanto, mais uma vez: beba com moderação! E tim-tim pra você!

E não esqueça de compartilhar com todo mundo os 8 benefícios do vinho.

Tags
Mostre mais

Cris Oliveira

Cris Oliveira, Empreendedora Digital, Entusiasta da Enologia, Especialista em Língua Portuguesa, Blogueira.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *