Curiosidades

5 características que fazem do vinho a bebida perfeita

Que o vinho é uma bebida maravilhosa, todo mundo já sabe. O que poucos conhecem são as características que tornam o vinho a bebida perfeita. De acordo com Hugo Johnson, um dos especialistas em vinho mais respeitados mundialmente, há algumas peculiaridades que fizeram com que os nossos ancestrais voltassem a sua atenção para a bebida que teria a própria história confundida com a da humanidade. Vamos conhecer quais são elas? Acompanhe!

Confira a lista de 5 características que fazem do vinho a bebida perfeita

  1. A bebida que eliminava preocupações

Em seu livro “A História do Vinho” (Companhia da Letras, 1999), Johnson nos convida a dissecar a evolução do vinho, passando pela sua descoberta até que ele se tornasse uma das bebidas mais apreciadas no mundo inteiro. Segundo o autor, o que primeiro chamou a atenção de nossos ancestrais, não teria sido nem o seu aroma delgado, muito menos o refinado sabor, mas sim o efeito que ele causava em quem o bebia. Vale lembrar que o vinho surgiu em uma época em que a vida das pessoas era difícil, bruta e, principalmente, breve. Assim, os primeiros apreciadores do vinho sentiam-se como “brindados” por um elixir que fazia desaparecer todas as inquietações e medos, além de permitir que as ideias fluíssem com mais facilidade. Diante disso, o homem acreditou que tinha sido agraciado com o que passou a ser visto como a bebida dos deuses.

  1. Propriedades medicinais

O vinho, em uma definição mais técnica, nada mais é do que uma solução aquosa de etanol com vestígios de açúcares em maior ou menor quantidade. Contém ácidos, ésteres, acetatos, lactatos, e outras substâncias que estão presentes no suco da uva – tudo resultante do processo de fermentação. Devido especialmente do etanol, por longo tempo, o vinho foi utilizado como um antisséptico único e universal. Os nossos ancestrais usavam vinho para lavar ferimentos, estimular o apetite, tratar insônia, tonificar a mente, aliviar a tristeza, aumentar a felicidade e melhorar a digestão!

  1. Outras virtudes

Se não bastassem as propriedades medicinais do vinho, a bebida é altamente refrescante por conta da presença dos taninos e dos ácidos resultantes da fermentação da uva. Então, sinto muito (e com todo respeito aos que amam cerveja), o vinho é a bebida que mais refresca, depois da água.

  1. Bebida perfeita para acompanhar uma refeição

    Vinho é a bebida perfeita para acompanhar refeições

O vinho é perfeito para acompanhar refeições de qualquer natureza (indo de um refinado jantar a um churrasco entre amigos). A intensidade de sua fragrância natural realça temperos, contrabalanceia o sabor da gordura, faz com que carnes pareçam mais macias e ajuda a digerir grãos secos e pães não fermentados.

  1. Auxilia na assimilação de nutrientes

A medicina moderna já comprovou que beber uma taça de vinho diariamente traz uma série de benefícios para a saúde. Pesquisas recentes mostraram que o vinho também auxilia na assimilação de nutrientes em nossa alimentação diária, especialmente quando se trata da proteína. Indivíduos que tomam moderadamente a bebida sentem-se mais fortalecidas e adoecem com menor frequência.

Quer saber mais sobre vinhos, inscreva-se para receber nossas postagens!

Tim-tim pra você!

Avatar de Cris Oliveira
Cris Oliveira, Empreendedora Digital, Entusiasta da Enologia, Especialista em Língua Portuguesa, Blogueira.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *