Curiosidades

Saiba quem são os maiores consumidores de vinho do mundo

O vinho é sem sombra de dúvida, a bebida mais consumida no mundo todo, depois, é claro, da água. Mas, você sabe quais são os países campeões no consumo da bebida? De acordo com uma divulgação feita este ano (2017) pela revista Rueters, Portugal é o maior consumidor de vinho do mundo. O consumo é de 54 litros por habitante anualmente.  Confira a lista dos maiores consumidores de vinho abaixo.

Os campeões no ranking de consumidores de vinho

  1. Portugal
  2. França
  3. Itália
  4. Suécia
  5. Suíça
  6. Bélgica
  7. Argentina
  8. Alemanha
  9. Austrália

Seguem a lista, respectivamente, dentre os maiores consumidores de vinho. Cada habitante desses países, por ano, chega a consumir algo entre 27 litros. Este dado é da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV).

Rio Douro em Portugal, os maiores consumidores de vinho, com uma vinícola ao lado

Mas, os vinhos espanhóis não são os mais produzidos no mundo?

Embora a Espanha seja o maior produtor de vinhos do mundo (e também o maior exportador), ele aparece em oitava posição, com um consumo médio anual por habitante de 24, 5 litros, seguido de países como Holanda e Reino Unido, onde não há o cultivo de vinhas. Já na China, houve um aumento de 6,9% consumo por habitante, algo que surpreendeu os pesquisadores, visto que a produção de vinho caiu cerca de 3% no mundo inteiro. A queda na produção é atribuída a questões climáticas pouco favoráveis em alguns dos principais produtores de vinhos do mundo, como Chile, Argentina e Brasil.

Avatar de Cris Oliveira
Cris Oliveira, Empreendedora Digital, Entusiasta da Enologia, Especialista em Língua Portuguesa, Blogueira.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *